Em Março, o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, a medida só entrará em vigor depois da aprovação do Orçamento Geral da União de 2021 pelo Congresso Nacional.
Dessa forma, para os aposentados e pensionistas do INSS receberem a antecipação ainda em abril, o Governo tem até esta quinta-feira (15) para liberar o orçamento. Isso porque a conclusão do cálculo da folha de pagamento dos benefícios deste mês se encerra amanhã.
Assim, caso não resolvam o impasse no Orçamento de 2021, a antecipação do 13° atrasará mais um mês.
O 13º salário
O 13º salário é uma gratificação salarial paga por lei no mês de dezembro de cada ano a todo trabalhador que atua com carteira assinada.
Esse já é o segundo ano que ocorre a antecipação do benefício. Anteriormente, em 2020, os aposentados e pensionistas do INSS receberam o valor antecipado, em abril ao invés de dezembro, como de costume. Essa foi uma medida de ajuda financeira à população mais afetada pela pandemia da Covid-19.
Quer sabe mais sobre o tópico? Leia também:
Benefícios emergenciais já confirmados pelo Governo para o ano de 2021
INSS: Aposentados e pensionistas terão o 13º antecipado
Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!
Deixe um comentário