Começou nesta segunda-feira (7) o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2022.
O prazo vai até o dia 29 de abril, e quem não fizer a declaração pode ter que pagar multas a partir de R$ 165,74.
Nesse sentido, aposentados e pensionistas do INSS devem declarar os rendimentos recebidos a título de benefício previdenciário.
Nesse post, iremos ensinar a obter o extrato de imposto de renda por meio do “Meu INSS”.
O que é o Meu INSS?
O Meu INSS é uma ferramenta criada para dar maior facilidade e acesso aos serviços do INSS de forma digital.
Pode ser acessado pela internet (https://meu.inss.gov.br) ou baixado o aplicativo no celular.
Esta ferramenta possibilita o acesso há mais de 90 serviços pelo INSS, sem precisar que o segurado ou pensionista vá até as agências.
No entanto, para utilizar o Meu INSS é necessário o cadastro de senha. O login do segurado ou pensionista será sempre seu CPF.
Lembrando que a senha do primeiro acesso pode ser gerada online. Para saber mais sobre esse procedimento, não deixa de conferir o vídeo institucional do INSS.
Como obter o Extrato do Imposto de Renda do INSS?
Primeiramente, após a realização do login e acesso à ferramenta, deve selecionar-se a opção “Extrato de Imposto de Renda“. Veja-se:
Assim, selecionada a opção acima, basta o segurado ou pensionista selecionar o ano calendário de 2021 e o respectivo benefício.
Caso receba mais de um benefício (por exemplo: aposentadoria e pensão), deverá obter o extrato de cada um para declarar perante a Receita Federal.
Vídeo: obtendo o extrato do IR no Meu INSS
Por fim, deixo abaixo um vídeo demonstrando na prática como obter o extrato:
Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!
Deixe um comentário