A Reforma da Previdência, ainda que bastante penosa para a maioria dos Segurados, apresenta diversas oportunidades que, se bem exploradas pelo Advogado Previdenciarista, podem fazer a diferença entre a concessão e o indeferimento de um benefício. No blog de hoje, o foco é para uma oportunidade que já era possível antes da Emenda Constitucional 103/2019, mas que agora fará ainda mais diferença para o deferimento de aposentadorias, em especial, aquelas que dependem de pontuação.

Inicialmente, cumpre destacar que serão 3 os benefícios que poderão ser privilegiados:

  1. Aposentadoria especial do professor por pontos antes da Reforma
  2. Aposentadoria especial do professor por pontos pós-Reforma
  3. Aposentadoria especial pós-Reforma

Mas por quê?

Todos os benefícios acima reúnem em comum o requisito de que, além de tempo de contribuição, o Segurado precisa também atingir uma pontuação específica, obtida a partir da soma da idade com o tempo de contribuição.

No caso das aposentadorias do professor, antes e pós-Reforma, o tempo de contribuição é computado a partir do efetivo exercício da atividade de magistério, assim definida como “o tempo de efetivo exercício, pelo professor, da docência e das atividades de direção de unidade escolar e de coordenação e assessoramento pedagógico, desde que em estabelecimentos de educação infantil ou de ensino fundamental e médio“, nos termos do RE 1.039.644, do STF. Em razão disso, somente o tempo de contribuição trabalhado nessas condições será computado para fins da aposentadoria diferenciada, sendo vedada a soma de tempo em atividade distinta.

Para a aposentadoria especial, por outro lado, o tempo de contribuição é composto somente de períodos em que o Segurado trabalhou comprovadamente exposto a agentes nocivos, como “agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação“. Em razão disso, também não é possível o cômputo do chamado tempo comum para fins de concessão de aposentadoria especial.

Ocorre que a legislação requer tais exigências somente para o tempo de contribuição. Para o cálculo da pontuação, não há qualquer restrição legal para o cômputo de tempo em atividade que não de professor ou que não houvesse exposição a agentes nocivos. Vejamos, por exemplo, a redação do art. 29-C, da Lei 8.213/91, que versa sobre a aposentadoria especial do professor por pontos antes da Reforma:

Art. 29-C. O segurado que preencher o requisito para a aposentadoria por tempo de contribuição poderá optar pela não incidência do fator previdenciário no cálculo de sua aposentadoria, quando o total resultante da soma de sua idade e de seu tempo de contribuição, incluídas as frações, na data de requerimento da aposentadoria, for: (Incluído pela Lei nº 13.183, de 2015)

(…)

§ 3º Para efeito de aplicação do disposto no caput e no § 2º, o tempo mínimo de contribuição do professor e da professora que comprovarem exclusivamente tempo de efetivo exercício de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio será de, respectivamente, trinta e vinte e cinco anos, e serão acrescidos cinco pontos à soma da idade com o tempo de contribuição. (Incluído pela Lei nº 13.183, de 2015)

Com efeito, veja-se que a restrição de comprovação de efetivo exercício de magistério recai somente sobre o tempo de contribuição, sendo que a pontuação deverá ser calculada sobre a idade e o TC (sem qualquer restrição) com o acréscimo de 5 pontos. No caso, atingidos os 30 anos de tempo de contribuição, se homem, e 25, se mulher, cumpridos na função de magistério, nada impediria que fossem utilizados outros períodos, em outras profissões, para a soma da pontuação necessária para evitar a incidência do fator previdenciário.

No mesmo sentido, desde a Reforma da Previdência, a legislação passou a exigir 86 pontos e 25 anos de tempo de contribuição na aposentadoria especial, conforme se verifica a seguir:

Art. 21. O segurado ou o servidor público federal que se tenha filiado ao Regime Geral de Previdência Social ou ingressado no serviço público em cargo efetivo até a data de entrada em vigor desta Emenda Constitucional cujas atividades tenham sido exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação, desde que cumpridos, no caso do servidor, o tempo mínimo de 20 (vinte) anos de efetivo exercício no serviço público e de 5 (cinco) anos no cargo efetivo em que for concedida a aposentadoria, na forma dos arts. 57 e 58 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, poderão aposentar-se quando o total da soma resultante da sua idade e do tempo de contribuição e o tempo de efetiva exposição forem, respectivamente, de:

I – 66 (sessenta e seis) pontos e 15 (quinze) anos de efetiva exposição;

II – 76 (setenta e seis) pontos e 20 (vinte) anos de efetiva exposição; e

III – 86 (oitenta e seis) pontos e 25 (vinte e cinco) anos de efetiva exposição.

1º A idade e o tempo de contribuição serão apurados em dias para o cálculo do somatório de pontos a que se refere o caput. § 2º O valor da aposentadoria de que trata este artigo será apurado na forma da lei.

Veja-se que o caput do referido artigo menciona expressamente “o total da soma resultante da sua idade e do tempo de contribuição (…)” juntamente com o “tempo de efetiva exposição (…)“, demonstrando que se tratam de requisitos distintos. À pontuação obtida a partir da soma da idade com o TC não se exige que este último seja exclusivamente com exposição a agentes nocivos, ao contrário do que se exige do requisito logo na sequência.

Este detalhe é muito importante, pois, apesar do Segurado preencher o requisito de tempo de contribuição para quaisquer dos benefícios acima, em alguns casos a sua idade ainda não permite que a soma atinja a pontuação necessária, se considerado somente o tempo de atividade especial (nociva ou de professor). Assim, o cômputo de períodos de tempo de contribuição comum, isto é, exercidos em qualquer outra atividade, pode significar preencher aquela pontuação faltante para a concessão da aposentadoria.

Nesse sentido, destaca-se a recente decisão abaixo, proferida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em que foi acatada essa possibilidade:

PREVIDENCIÁRIO. REVISIONAL. PROFESSOR. FATOR PREVIDENCIÁRIO. NÃO INCIDÊNCIA. ART. 29-C, II E § 3º, DA LEI 8.213/91, COM REDAÇÃO DADA PELA LEI 123.183/2015. – Em 17/07/2015, data da publicação da Medida Provisória 676/2015, posteriormente convertida na Lei 123.183/2015 – que acrescentou o art. 29-C e § 3º à Lei 8.213/91 -, foi instituída a possibilidade de concessão de Aposentadoria por Tempo de Contribuição sem a incidência do fator previdenciário ao segurado do sexo feminino cujo somatório da idade com o tempo de contribuição atingisse o total de 85 pontos. No caso do Professor, hipótese dos autos, dispõe a lei que o tempo mínimo de contribuição do professor e da professora que comprovarem exclusivamente tempo de efetivo exercício de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio será de, respectivamente, trinta e vinte e cinco anos, e serão acrescidos cinco pontos à soma da idade com o tempo de contribuição. – Hipótese em que, considerando o acréscimo de 5 pontos à soma da idade (51 anos, 8 meses e 3 dias) com o tempo de contribuição (25 anos, 9 meses e 10 dias de tempo de contribuição exclusivamente como Professora na educação infantil, ensino fundamental e médio, mais 2 anos, 7 meses e 17 dias como empregada da empresa Flach e Cia Ltda.), a parte autora atinge pontuação superior aos 85 pontos exigidos pela legislação (85 anos e 1 mês), nos termos do art. 29-C, II, § 3º, da Lei 8.213/91. Devida, portanto, a aposentadoria por tempo de contribuição sem a incidência do fator previdenciário, na forma estabelecida pelo art. 29-C, II, § 3º, da Lei nº 8.213/91, incluído pela Lei nº 13.183/2015 (fórmula 85/95). (TRF4, AC 5028564-95.2018.4.04.9999, TURMA REGIONAL SUPLEMENTAR DE SC, Relator JORGE ANTONIO MAURIQUE, juntado aos autos em 06/09/2019)

Para os assinantes do Prev, salientamos que o nosso cálculo já realiza a soma de tempo comum para fins de pontuação nas aposentadorias especial e do professor.

O Prev já realiza o cálculo com a soma de tempo comum para fins de pontuação nas aposentadorias especial e do professor.

 

Se você possui algum caso nesse sentido, não deixe de utilizar também as peças já disponíveis no nosso sistema que se adequam a essa hipótese. Um bom trabalho a todos e todas!

 

Peças relacionadas:

Embargos de declaração. Aposentadoria especial da professora. Sentença não analisou a possibilidade de cômputo de tempo comum para pontuação.

Petição inicial. Aposentadoria especial. Regra de transição da Reforma da Previdência. Contagem de tempo comum para pontuação.

Requerimento administrativo. Aposentadoria especial de professora. Contagem de tempo comum para pontuação. Não incidência do fator previdenciário.

Petição inicial. Aposentadoria especial de professor. Contagem de tempo comum para pontuação. Não incidência do fator previdenciário.

Petição inicial. Aposentadoria especial de professora. Contagem de tempo comum para pontuação. Não incidência do fator previdenciário.

Voltar para o topo