O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou, na última segunda-feira (22) a Carteira Virtual do Beneficiário e o Meu INSS+. As novidades já estão disponíveis para os aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS.
Através da Carteira Virtual do Beneficiário e o Meu INSS+, os segurados passam a ter o acesso a diversos benefícios. Entre eles:
- Confirmação de dados, sem precisar imprimir comprovante;
- Descontos em farmácias;
- cinemas;
- shows;
- serviços;
- telemedicina;
- seguros;
- viagens.
- Entre outros.
O “Clube de Vantagens” do INSS surgiu de uma parceria entre o Ministério da Previdência, INSS e os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal. Dessa forma, cerca de 19 milhões de beneficiários terão acesso aos descontos e serviços, sendo correntistas ou não dos bancos citados. Objetivo da Carteira Virtual do Beneficiário e do Meu INSS+ é facilitar a vida do beneficiário do INSS.
A Carteira do Beneficiário é um documento digital, disponibilizado para os segurados do INSS com benefícios ativos no momento da sua emissão. No entanto, a exceção é para o recebedor do seguro-defeso pescador artesanal, que não poderá emitir a carteira.
Dados da Carteira do Beneficiário do INSS:
De acordo com a Portaria MPS Nº 1.773, que instituiu a Carteira do Beneficiário, o documento conterá as seguintes informações do titular do benefício:
- Nome completo;
- Cadastro de Pessoa Física – CPF;
- Número do benefício;
- Espécie do benefício;
- Data de emissão;
- Data de validade;
- Foto; e
- QR Code.
No entanto, é importante salientar que a Carteira do Beneficiário não substitui o documento oficial de identificação.
Como emitir a Carteira do Beneficiário:
Para emitir o documento, basta acessar o aplicativo ou site do Meu INSS e acompanhar o seguinte passo a passo:
- Primeiramente, acesse o Meu INSS;
- Clique no item ‘carteira do beneficiário’;
- Selecione uma foto sua para a carteira do beneficiário;
- Por fim, indique que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’;
- Assim, estará disponível a carteira do beneficiário.
No entanto, o INSS informa que caso ocorra a cessação ou suspensão do benefício, a Carteira do Beneficiário perderá a validade. Além disso, a validação da autenticidade da Carteira do Beneficiário ocorrerá por meio do QR Code apresentado no documento. Dessa forma, ao escanear o código, serão mostradas as informações atualizadas do benefício na data da sua consulta.
Por fim, o INSS destaca que a Declaração de Beneficiário do INSS segue um método válido, para a comprovação da condição de beneficiário.
Quer saber mais sobre os destaques do INSS nesse início de 2023? Então, assista o vídeo!
O final de 2022 e esse início de 2023 está sendo bem movimentado no mundo do direito previdenciário, com várias reviravoltas em revisões e novidades que afetam os segurados do INSS. Dessa forma, entre as grande novidades temos a aprovação da Revisão da Vida Toda e das Atividades Concomitantes. Além disso, tivemos debates muito importantes sobre a Aposentadoria Especial e mudanças que podem afetar a concessão do seu benefício.
Dessa forma, nesse PrevCast especial veja os principais temas e acontecimentos do direito previdenciário que você precisa ficar de olho!
Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site e blog do Previdenciarista!
Deixe um comentário