O Senado Federal adiou a votação do Projeto de Lei n°385/2021, a qual estava marcada para o dia 15 de Junho. De autoria do Senador Jorginho Mello (PL/SC), o projeto visa facilitar a Prova de Vida dos beneficiários do INSS.
A proposta permite que a realização da Prova de Vida seja feita através da apresentação de atestado médico ao INSS, por meios eletrônicos ou pelos Correios.
Caso não haja médico na localidade, a comprovação de vida poderá ser realizada a partir da entrega de formulário padrão em lotéricas ou agências dos Correios ou mediante comprovação dada por outras autoridades, sob responsabilidade destas.
A votação foi adiada à pedido do relator, Senador Jorge Kajuru (Podemos/GO), e ainda não foi divulgada uma nova data. Assim, caso aprovado em futuro julgamento, o PL 385/2021 seguirá para votação na Câmara dos Deputados.
Para que serve a prova de vida?
Para a manutenção do pagamento de benefícios previdenciários, o segurado ou pensionista precisa fazer a comprovação de vida. Portanto, trata-se de um procedimento para evitar fraudes no INSS.
Em regra, o segurado ou seu representante legal deve comparecer à instituição bancária aonde saca o benefício. Entretanto, devido à pandemia da Covid-19, desde março de 2020, o procedimento se encontra suspenso.
Anteriormente, no canal do Prev, já publicamos um vídeo em que ensinamos detalhadamente o que é e como fazer a prova de vida:
Quer sabe mais sobre o tópico? Leia também:
Prova de Vida: Banco do Brasil disponibiliza ferramenta pelo aplicativo
Pandemia: saiba tudo sobre a prova de vida digital do INSS
Divulgado calendário da Prova de Vida para os aposentados do INSS
Prova de Vida volta a ser obrigatória: veja o que fazer!
Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!
Deixe um comentário