Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que recebem os benefícios pelo Banco do Brasil, podem utilizar o aplicativo para celular do banco para realizar a prova de vida. A ferramenta já está disponível para quem recebe aposentadorias, auxílios e pensões por meio de crédito em conta. Essa é uma medida que visa a segurança dos beneficiários durante a pandemia da Covid-19.

Como usar a ferramenta:

Para realizar a prova de vida siga, primeiramente o beneficiário precisa ter instalado em seu celular o aplicativo do Banco do Brasil: consulte a versão para Android e iOS.

Após, deverá seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o menu “Serviços”, na área lateral do aplicativo;
  2. Clique em “INSS”;
  3. Clique em “Prova de Vida INSS”.

Agora, basta seguir as instruções que do aplicativo. Lembre-se ter em mãos seu documento de identidade, pois o será necessário enviar fotos frente e verso. No final, o aplicativo irá pedir que o segurado tire uma foto do rosto para concluir o processo.

Ao final, o banco irá analisar os dados e as imagens enviadas. O beneficiário será notificado durante todo o processo e ao fim saberá se a prova de vida foi aceita e quando deverá repetir o processo.

Em breve, o serviço estará disponível também para os clientes que sacam os benefícios por meio de cartão, no caixa eletrônico.

Suspensão da Prova de Vida

Como já havia sido noticiado anteriormente no Previdenciarista, o prazo para realização da prova de vida por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi prorrogada por mais 60 dias, estendendo-se até maio.

Recentemente, o INSS divulgou o calendário de retomada da prova de vida a partir de maio, que será obrigatória e observará a competência em que a última atualização cadastral foi feita. Você pode conferir o calendário completo no post do Prev.

Caso ainda tenha mais dúvidas confira nosso vídeo sobre a Prova de Vida em 2021:

Quer sabe mais sobre o tópico? Leia também:

Prova de vida de aposentados do INSS prorrogada por mais 60 dias

Pandemia: saiba tudo sobre a prova de vida digital do INSS

Divulgado calendário da Prova de Vida para os aposentados do INSS

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

Voltar para o topo