Ementa para citação:

EMENTA: PREVIDENCIÁRIO. REMESSA NECESSÁRIA: INADMISSIBILIDADE. BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE: REQUISITOS. INCAPACIDADE LABORATIVA: VALORAÇÃO PROBATÓRIA E PROVA PERICIAL. DESPESAS PROCESSUAIS. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS: VALOR IRRISÓRIO.

1. A remessa necessária não deve ser admitida quando se puder constatar que, a despeito da iliquidez da sentença, o proveito econômico obtido na causa será inferior a 1.000 (mil) salários (art. 496, § 3º, I, CPC) – situação em que se enquadram, invariavelmente, as demandas voltadas à concessão ou ao restabelecimento de benefício previdenciário pelo Regime Geral de Previdência Social.

2. A concessão dos benefícios por incapacidade depende de três requisitos: (a) a qualidade de segurado do requerente à época do início da incapacidade (artigo 15 da LBPS); (b) o cumprimento da carência de 12 contribuições mensais, exceto nas hipóteses em que expressamente dispensada por lei; (c) o advento, posterior ao ingresso no RGPS, de moléstia incapacitante para o desenvolvimento de atividade laboral que garanta a subsistência do segurado.

3. Em se tratando de pedido de concessão de benefício previdenciário por incapacidade, a convicção judicial é formada predominantemente a partir da prova pericial, somente sendo possível ao juiz dela se apartar quando amparado em robusto acervo probatório.

4. Quando diversos laudos periciais produzidos em juízo apontam a existência de capacidade laborativa e são desprovidos de vícios que maculem a sua higidez, prevalecem sobre os documentos médicos apresentados pela parte autora, impossibilitando a concessão do benefício de auxílio-doença.

5. O INSS está isento do recolhimento das custas judiciais perante a Justiça Estadual do Rio Grande do Sul, cabendo-lhe, todavia, arcar com as despesas processuais. 

6. O juiz deve fixar os honorários advocatícios conforme a sua apreciação equitativia, podendo arbitrá-los em valor fixo, quando o valor da causa é irrisório (R$ 1.000,00), com base no art. 85, § 8º, do CPC.

(TRF4, AC 5001620-56.2018.4.04.9999, QUINTA TURMA, Relator OSNI CARDOSO FILHO, juntado aos autos em 18/07/2018)


INTEIRO TEOR

Voltar para o topo