Logo previdenciarista
Notícias

Governo quer restringir aposentadorias por invalidez e auxílios-doença

Publicado em:
Atualizado em:

Segundo informações do jornal Estado de S. Paulo, em matéria publicada em 25/08/2015, o Governo estaria estudando apresentar às centrais sindicais proposta de restrição da aposentadoria por invalidez e auxílio-doença que, juntos, consomem cerca de R$50 bilhões ao ano. A partir da semana que vem a proposta do governo, que já teria virado anteprojeto de lei, será discutida com as lideranças sindicais.

Presidente Dilma Rousseff
Presidente Dilma Rousseff

Alguns pontos da proposta apurada pelo Estado de S. Paulo são:

Governo quer restringir aposentadorias por invalidez e auxílios-doença
  • Elevação da carência mínima de 12 para 24 meses de contribuição antes de poder receber o benefício.
  • Aprimoramento das revisões administrativas dos benefícios, que atualmente ocorrem a cada 2 anos.
  • Qualificação dos trabalhadores para que retornem às empresas após a cessação dos benefícios, ainda que em funções distintas.
  • Mudanças nas regras de cálculo para estimativa do valor dos benefícios.

As propostas devem ser apresentadas no próximo dia 2, no Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho,  Renda e Previdência Social. A fim de eliminar o risco de aumento na crise política, o Governo deve apresentar todas as propostas às lideranças sindicais antes de submeter os devidos projetos de mudança.

Atualmente há cerca de 4 milhões de aposentados por invalidez no país, que representam um custo ao Governo de cerca de R$40 bilhões ao ano.

Sobre o Autor

Advogado (OAB/RS 80.622). Cofundador do Previdenciarista. Mestre em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - FDUC, Portugal. Especialista em Direito Tributário pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Estratégica de Negócios na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Consultor de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Relacionados

A plataforma indispensável para quem quer atuar em Direito Previdenciário

Projetada para tornar seu trabalho mais ágil e seguro, ela oferece tudo o que você precisa para atuar com confiança.

Produtos Previdenciaristas