Idoso que recebia doações consegue BPC após atualizar CadÚnico
Um idoso que morava sozinho e declarou receber ajuda de terceiros e doações conseguiu reverter o corte de seu Benefício de Prestação Continuada (BPC) em um recurso administrativo no Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).
O benefício havia sido cessado por falta de atualização do CadÚnico. Após a regularização, o conselho considerou que a renda por pessoa atendia ao critério legal e determinou o restabelecimento do benefício.
Entenda o caso
O processo tratava de um pedido de restabelecimento de BPC à pessoa idosa que havia sido cortado porque o CadÚnico não estava atualizado. Ao recorrer, o requerente apresentou o cadastro atualizado e documentos pessoais para esclarecer divergências encontradas na certidão de nascimento.
A consulta ao sistema indicou que ele era o único integrante do grupo familiar e tinha renda proveniente de ajuda de terceiros e doações. Com essas informações, o CRPS entendeu que os requisitos para o benefício estavam preenchidos.

Atualização do CadÚnico mudou a análise
No voto, o conselheiro considerou que o cadastro não precisava estar atualizado já na data de entrada do requerimento. Para aquele caso, a atualização feita durante o processo permitiu que o pedido fosse reavaliado.
O CadÚnico é exigido para a concessão e a manutenção do BPC, e as informações devem ser atualizadas periodicamente. A regra geral prevê atualização ou confirmação dos dados a cada dois anos.
CRPS considerou a renda e os documentos apresentados
A Lei Orgânica da Assistência Social prevê o BPC para pessoas idosas com 65 anos ou mais que não conseguem garantir a própria manutenção nem tê-la garantida pela família. Entre os critérios está a renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a um quarto do salário mínimo.
No caso analisado, o conselho considerou que o requerente morava sozinho e que a renda informada vinha de ajuda de terceiros e doações. O voto também afirmou que as divergências na certidão de nascimento podiam ser esclarecidas com outros documentos que já estavam no processo, como RG, CPF, CNH e título de eleitor.
A decisão não estabelece que toda doação será desconsiderada no cálculo da renda do BPC. O resultado se refere às provas e à situação familiar examinadas naquele recurso.
Benefício foi restabelecido a partir da atualização
O CRPS deu provimento ao recurso e determinou que o BPC fosse restabelecido desde a atualização do CadÚnico, em 26 de janeiro de 2026, conforme a conclusão do voto.
Há uma divergência de datas na decisão: a análise do caso menciona que o sistema registrava a atualização do CadÚnico em 21 de janeiro de 2026, enquanto a conclusão fixa 26 de janeiro como início do restabelecimento do benefício. A data definida na conclusão é a referência expressa para o resultado, mas a diferença deve ser conferida no processo integral.
O caso foi decidido na esfera administrativa. O CRPS analisa recursos contra decisões do INSS; não se trata de uma decisão de tribunal judicial.
FAQ sobre BPC e CadÚnico
É possível atualizar o CadÚnico depois de pedir o BPC?
Neste caso, o CRPS considerou a atualização feita durante o processo e reviu o corte do benefício. Isso não dispensa o cumprimento dos demais critérios para receber o benefício.
Receber ajuda ou doações impede automaticamente o BPC?
Não é possível concluir isso apenas com base neste caso. O CRPS analisou a composição familiar e a renda informada pelo requerente e entendeu que ele atendia ao critério legal. Cada pedido depende da análise das circunstâncias e dos documentos apresentados.
Qual é o limite de renda para o BPC?
A LOAS prevê renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a um quarto do salário mínimo, além dos demais requisitos legais.
Número do Processo Administrativo: 44233.595394/2026-51.
Compartilhe
Compartilhe com IA
Tópicos recomendados
Jornalista formado na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e pós-graduado em Comunicação Empresarial e Marketing Digital. Jornalista no Previdenciarista. Redator e curador de conteúdo na newsletter PrevNews. Marketing Jurídico.




