Logo previdenciarista
Notícias

INSS oficializa uso de procuração eletrônica no Meu INSS

Publicado em:
Atualizado em:

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oficializou o uso da procuração eletrônica na plataforma Meu INSS, por meio da Portaria Conjunta DIT/DIRBEN/INSS nº 10, de 4 de novembro de 2025, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (10).

A nova regra entra em vigor no dia 13 de novembro de 2025 (quinta-feira) e marca um avanço na digitalização dos serviços previdenciários.

O que muda com a nova procuração eletrônica?

Com a nova portaria, o segurado poderá autorizar um representante legal,como um advogado, por exemplo, a consultar e acompanhar serviços digitais do INSS sem precisar compartilhar a senha do gov.br ou comparecer pessoalmente a uma agência da Previdência Social (APS).

A medida amplia a praticidade e segurança no acesso às informações previdenciárias, especialmente para idosos, pessoas com mobilidade reduzida ou que enfrentam dificuldades de acesso presencial.

INSS oficializa uso de procuração eletrônica no Meu INSS

Requisitos para usar a funcionalidade

Para utilizar o novo recurso, tanto o usuário quanto o procurador (representante) devem possuir o selo de segurança prata ou ouro no portal gov.br.Além disso, o segurado deverá indicar expressamente na procuração:

  • Quais serviços poderão ser acessados pelo representante;
  • O prazo de validade da autorização.

O procurador poderá então acessar serviços e pedidos de benefícios dentro do Meu INSS, conforme a autorização concedida.

Revogação a qualquer momento

A norma também garante que o usuário pode revogar a procuração eletrônica a qualquer momento, diretamente pela plataforma, reforçando o controle e a segurança sobre seus dados e acessos.

A implantação da procuração eletrônica representa mais um passo na transformação digital do INSS, que vem ampliando a oferta de serviços online desde 2019. A expectativa é que a novidade reduza o número de atendimentos presenciais nas agências e agilize o andamento de processos e pedidos de benefício.

Tópicos recomendados

Sobre o Autor

Jornalista formado na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e pós-graduado em Comunicação Empresarial e Marketing Digital. Jornalista no Previdenciarista. Redator e curador de conteúdo na newsletter PrevNews. Marketing Jurídico.

Relacionados

A plataforma indispensável para quem quer atuar em Direito Previdenciário

Projetada para tornar seu trabalho mais ágil e seguro, ela oferece tudo o que você precisa para atuar com confiança.

Produtos Previdenciaristas