Logo previdenciarista
Notícias

STF analisa BPC para mulheres vítimas de violência doméstica

Publicado em:
Atualizado em:

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta sexta-feira (8) o julgamento que pode garantir o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) para mulheres que sofreram violência doméstica.

A decisão da Corte poderá assegurar o direito a benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante o afastamento do trabalho dessas vítimas.

Ministro Flávio Dino abre votação com voto favorável

O ministro Flávio Dino, relator do caso, foi o primeiro a votar no plenário virtual do STF e manifestou seu entendimento favorável à concessão dos benefícios. Ele defendeu que as mulheres em situação de violência doméstica tenham direito a algum tipo de auxílio previdenciário enquanto estiverem afastadas do trabalho devido à agressão.

Julgamento virtual seguirá até o dia 18 de agosto

A votação, que começou nesta sexta, acontece no formato virtual e deve ser concluída até 18 de agosto, com os votos restantes de outros dez ministros ainda pendentes. A decisão da Corte poderá estabelecer uma importante proteção para mulheres que precisam se afastar do emprego por conta da violência sofrida.

STF analisa BPC para mulheres vítimas de violência doméstica

Segundo a Lei Maria da Penha, a Justiça deve garantir à mulher vítima de violência doméstica a manutenção do vínculo empregatício pelo período de seis meses, caso haja necessidade de afastamento do local de trabalho.

A nova decisão do STF pode complementar essa proteção, ao assegurar também o pagamento de benefícios durante esse período.

Tópicos recomendados

Sobre o Autor

Advogado (OAB/RS 80.622). Fundador do Previdenciarista. Mestre em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - FDUC, Portugal. Especialista em Direito Tributário pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Estratégica de Negócios na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Consultor de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Relacionados

A plataforma indispensável para quem quer atuar em Direito Previdenciário

Projetada para tornar seu trabalho mais ágil e seguro, ela oferece tudo o que você precisa para atuar com confiança.

Produtos Previdenciaristas