Logo previdenciarista

Aposentadoria por incapacidade pode ter valor de 100% da média salarial

Publicado em:
Atualizado em:

A aposentadoria por incapacidade permanente pode passar a corresponder a 100% da média contributiva, independentemente da causa da incapacidade, caso o PL 417/2026 seja aprovado. 

O texto também prevê que, se  for concedida após um auxílio por incapacidade temporária de valor maior, a aposentadoria por incapacidade deve ser mantida no patamar mais vantajoso.

A proposta ainda não está valendo. Na Câmara dos Deputados, aguarda a designação de um relator na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família.

O que a proposta pretende mudar? 

O PL 417/2026 busca alterar a forma de cálculo da renda mensal inicial (RMI) da aposentadoria por incapacidade permanente. A proposta estabelece que o benefício corresponda a 100% da média das contribuições, mesmo quando a incapacidade não tiver relação com o trabalho.

Aposentadoria por incapacidade pode ter valor de 100% da média salarial

O texto também prevê que, quando a aposentadoria se der pela conversão de  um auxílio por incapacidade temporária, o valor seja igual ao do auxílio se essa quantia for mais vantajosa para o segurado.

Como funciona o cálculo em 2026? 

Pela regra atual, a aposentadoria por incapacidade corresponde a 60% da média da média contributiva, com acréscimo de dois pontos percentuais por ano que exceder 20 anos de contribuição para homens ou 15 anos para mulheres.

O valor já é de 100% da média quando a incapacidade permanente decorre de acidente de trabalho, doença profissional ou doença do trabalho. A média considera todas as contribuições desde julho de 1994 ou desde o início dos recolhimentos, se posterior.

A proposta altera os requisitos para se aposentar?

O PL trata da forma de cálculo do valor do benefício. A aposentadoria por incapacidade permanente continua dependendo da comprovação de incapacidade para o trabalho e da impossibilidade de reabilitação para outra atividade que garanta a subsistência do segurado.

Enquanto a proposta não for aprovada e virar lei, o INSS segue aplicando as regras atuais.

Qual é a situação do PL 417/2026?

O projeto foi apresentado em fevereiro de 2026 e encaminhado à Comissão de Previdência da Câmara. A ficha de tramitação ainda informa que aguarda a designação de relator; portanto, não houve mudança recente na regra de cálculo.

Tópicos recomendados

Sobre o Autor

Jornalista formado na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e pós-graduado em Comunicação Empresarial e Marketing Digital. Jornalista no Previdenciarista. Redator e curador de conteúdo na newsletter PrevNews. Marketing Jurídico.

Relacionados

A plataforma indispensável para quem quer atuar em Direito Previdenciário

Projetada para tornar seu trabalho mais ágil e seguro, ela oferece tudo o que você precisa para atuar com confiança.

Produtos Previdenciaristas