Logo previdenciarista
Notícias

Aprovado projeto de reintegração de idosos no mercado de trabalho

Publicado em:
Atualizado em:

Foi aprovado nesta quarta (25), pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Projeto de Lei 3.670/2023 que incentiva a reintegração de idosos no mercado de trabalho e a isenção da obrigatoriedade do recolhimento do FGTS. O projeto é direcionado a empregados que já estão aposentados, mas continuam trabalhando. 

Segundo publicação do Senado, o texto “altera as Leis 8.036, de 1990, e 8.212, de 1991, para retirar a obrigatoriedade do recolhimento do FGTS e da contribuição previdenciária sobre a remuneração recebida por empregados aposentados; e a Lei 13.667, de 2018, para criar cadastro específico de vagas para aposentados no Sistema Nacional de Emprego (Sine)”. 

Hoje o Brasil tem 17 milhões de pessoas aposentadas que não estão inseridas no mercado de trabalho. 

Acesse também: Senado aprova aposentadoria integral para Polícia Civil.

Aprovado projeto de reintegração de idosos no mercado de trabalho
Projeto incentiva reintegração de idosos no mercado de trabalho

Quem poderá deixar de recolher o FGTS com o Projeto de Lei?

Só poderão deixar de recolher o FGTS, segundo a Agência Senado, as empresas que, com a contratação de aposentados, tenham aumento do número total de empregados aposentados, considerando o mês de janeiro do ano da publicação da lei.

No entanto, na rescisão de contrato de trabalho com o empregado aposentado, a empresa fica livre de recolher o FGTS do mês da rescisão e ao mês anterior e também “do pagamento da indenização de 40% de todos os depósitos realizados durante a vigência do contrato”.

Veja também: Justiça libera R$ 2 bilhões para pagar segurados do INSS

De quem é a autoria o Projeto de Lei?

De autoria do senador Mauro Carvalho Júnior, do União mato-grossense, o objetivo é incentivar a inserção de idosos no mercado de trabalho ao deixar livre o recolhimento do FGTS e da contribuição previdenciária de empregados já aposentados. 

Segundo Mauro, “muitos idosos ainda possuem capacidade de trabalho, mas acabam sendo forçados a deixar seus postos”.  

Quais são os próximos passos?

Se não houver recurso para votação no plenário do Senado, o Projeto de Lei poderá seguir para a Câmara dos Deputados.

Acompanhe o desdobramento desta e de outras notícias no blog do Previdenciarista. Acesse também a publicação sobre aposentadoria por idade e fique por dentro de todas as informações sobre o assunto. 

Sobre o Autor

Advogado (OAB/RS 80.622). Fundador do Previdenciarista. Mestre em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - FDUC, Portugal. Especialista em Direito Tributário pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Estratégica de Negócios na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Consultor de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.

A plataforma indispensável para quem quer atuar em Direito Previdenciário

Projetada para tornar seu trabalho mais ágil e seguro, ela oferece tudo o que você precisa para atuar com confiança.

Produtos Previdenciaristas