Logo previdenciarista
Notícias

223,6 mil pedidos no INSS foram engavetados, segundo presidente do INSS

Publicado em:
Atualizado em:

Em nota publicada na data de hoje (1), o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alexandre Stefanuto, afirmou que 223,6 requerimentos de benefícios previdenciários sumiram porque “alguém engavetou”. 

O Instituto não terminou a apuração para afirmar se foi um “erro de sistema, negligência ou ato intencional”. Ainda segundo Stefanutto, logo após detectar a divergência, foi colocado prioridade para retomar os pedidos engavetados. 

O que o INSS explicou sobre o sumiço dos requerimentos?

De acordo com o Instituto, “os requerimentos estavam vinculados a uma unidade desativada dentro do sistema”. Por esse motivo, os pedidos não apareceram na fila do INSS, o que causou a descontinuação da análise.

Como os beneficiários viam os pedidos?

Os beneficiários atingidos pelo engavetamento dos pedidos, viam o status “em análise”. Contudo, “não havia tarefa em aberto para que um servidor do órgão fizesse a devida avaliação. As solicitações seriam todas de benefício por incapacidade”.

223,6 mil pedidos no INSS foram engavetados, segundo presidente do INSS

Segundo Stefanutto, os processos não eram vistos por ninguém. Ele ainda afirma o seguinte: “não sei se isso aconteceu por acaso, por um erro de sistema, não sei se alguém fez isso para baixar a fila e falar que tinha baixado. Isso estava escondido, desde o ano passado (2022).”

Acesse a seguir: Calendário INSS de dezembro

Como as pendências serão resolvidas?

Por fim, com o objetivo de resolver as pendências, o presidente do INSS é cobrado pelo ministro Carlos Lupi, da Previdência Social, “porque o estoque de requerimentos se mantém na casa de 1,6 milhão, contrariando a expectativa do governo de reduzir a quantidade de pessoas em espera”.

Confira agora: Salário-maternidade: Justiça condena INSS a pagar mulher

Acompanhe o desdobramento desta e de outras notícias do INSS aqui no blog do Previdenciarista. Aproveite e acesse o conteúdo completo sobre benefício assistencial (Loas)

Sobre o Autor

Advogado (OAB/RS 80.622). Fundador do Previdenciarista. Mestre em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - FDUC, Portugal. Especialista em Direito Tributário pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Estratégica de Negócios na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Consultor de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Relacionados

A plataforma indispensável para quem quer atuar em Direito Previdenciário

Projetada para tornar seu trabalho mais ágil e seguro, ela oferece tudo o que você precisa para atuar com confiança.

Produtos Previdenciaristas