Logo previdenciarista
Notícias

Regras da aposentadoria em 2024: veja o que muda

Publicado em:
Atualizado em:

Duas regras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão mudar em 2024. Uma delas é o sistema de pontos e a segunda é a idade mínima progressiva. Veja mais detalhes das alterações nesta notícia sobre o INSS. 

Quais regras do INSS mudam em 2024?

Desde a reforma da Previdência, novos requisitos para concessão do benefício foram implementados. Dois deles entram em vigor no próximo ano: sistema de pontos e idade mínima progressiva. Entenda. 

Sistema de pontos

Nesta regra, somam-se a idade do contribuinte e o tempo de contribuição para chegar à pontuação mínima para concessão do benefício. Em 2024, o mínimo de pontos da mulher sobe para 91 pontos e do homem para 101. 

A mudança é o aumento de 1 ponto para a mulher e para o homem. Nesta regra, a soma da idade com o tempo de contribuição precisa gerar uma pontuação mínima. O tempo de contribuição deve ser no mínimo de 35 anos para o homem e 30 anos para a mulher. 

Regras da aposentadoria em 2024: veja o que muda

Confira também quais aposentadorias do INSS mudaram em 2023.

Idade mínima progressiva

A idade mínima progressiva sobe seis meses a cada ano. No entanto, o tempo mínimo de contribuição continua igual, sendo 35 anos para os homens e 30 para as mulheres. Veja o que muda no próximo ano: 

Em 2024 a idade mínima da mulher sobe para 58 anos e 6 meses e a idade mínima do homem sobe para 63 anos e 6 meses. 

Leia a seguir: Juros do crédito consignado do INSS cai para 1,80% ao mês

Continue por dentro das principais notícias sobre o direito previdenciário e INSS no blog do Previdenciarista. Agora confira também o conteúdo completo sobre aposentadoria especial e aposentadoria por idade.

 

Sobre o Autor

Advogado (OAB/RS 80.622). Fundador do Previdenciarista. Mestre em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - FDUC, Portugal. Especialista em Direito Tributário pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Estratégica de Negócios na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Consultor de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Relacionados

A plataforma indispensável para quem quer atuar em Direito Previdenciário

Projetada para tornar seu trabalho mais ágil e seguro, ela oferece tudo o que você precisa para atuar com confiança.

Produtos Previdenciaristas