Logo previdenciarista
Notícias

TRF1 nega pedido de filha para receber pensão desde a data da morte do pai

Publicado em:
Atualizado em:

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu, por unanimidade, negar o pedido de uma filha para receber a pensão por morte de seu pai desde a data do falecimento. A mulher argumentava que tinha direito ao benefício previdenciário desde então, mas a Justiça negou seu pedido.

Processo: 0037763-69.2011.4.01.3400. 

Reconhecimento da paternidade tardio

Segundo nota do portal TRF1, um dos pontos centrais do caso é que “a paternidade da requerente só foi reconhecida anos depois da morte do pai, por meio de uma ação de investigação de paternidade”. Isso impactou diretamente a data a partir da qual ela teria direito ao benefício.

O relator do caso, desembargador Gustavo Soares Amorim, ressaltou o seguinte: “segundo o Superior Tribunal de Justiça, quando há outros dependentes já recebendo a pensão, um novo dependente que se habilita tardiamente só pode começar a receber o benefício a partir da data do requerimento”.

TRF1 nega pedido de filha para receber pensão desde a data da morte do pai

O que isso significa?

Isso quer dizer que, mesmo que a filha tenha sido reconhecida legalmente como dependente, ela não tem direito a receber os valores retroativos desde a morte do pai. A pensão só será paga a partir da data em que ela solicitou o benefício.

Portanto, o TRF1 seguiu esse entendimento e negou o pedido da filha, confirmando que os demais beneficiários não precisam devolver ou dividir os valores que já receberam antes da habilitação dela.

Acompanhe as principais notícias relacionadas aos benefícios previdenciários como aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e aposentadoria especial aqui no blog do Prev. 

assine previdenciarista

Sobre o Autor

Advogado (OAB/RS 80.622). Fundador do Previdenciarista. Mestre em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - FDUC, Portugal. Especialista em Direito Tributário pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Estratégica de Negócios na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Consultor de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Relacionados

A plataforma indispensável para quem quer atuar em Direito Previdenciário

Projetada para tornar seu trabalho mais ágil e seguro, ela oferece tudo o que você precisa para atuar com confiança.

Produtos Previdenciaristas