Logo previdenciarista
Notícias

Herdeiros de aposentados têm direito à restituição de descontos

Publicado em:
Atualizado em:

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a receber pedidos de devolução de valores que foram descontados indevidamente por sindicatos e associações de beneficiários já falecidos

Os herdeiros de beneficiários que vieram a óbito podem solicitar o reembolso de valores cobrados nos últimos cinco anos, ou seja, entre março de 2020 e março de 2025. Saiba como nesta notícia! 

Como resgatar resíduo do INSS de falecido?

O herdeiro deve abrir um processo administrativo para solicitar os valores. Para isso, é necessário agendar um atendimento presencial pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou pela Central 135, selecionando o serviço “Solicitação de pagamento não recebido até a data do óbito”.

Dependentes habilitados à pensão por morte precisam apresentar apenas a certidão de óbito e um documento de identidade com foto. Já os herdeiros sem direito à pensão também precisam apresentar a escritura pública de inventário ou o alvará judicial, dependendo do caso.

Herdeiros de aposentados têm direito à restituição de descontos

Leia também: Aposentados conseguem na Justiça indenização por danos morais.

O que é o valor residual do INSS de um falecido?

É o dinheiro que ficou pendente de pagamento pelo INSS até a data do falecimento do segurado, como parcelas de benefícios que não foram sacadas; valores pagos indevidamente a sindicatos ou associações ou diferenças de reajuste ou atrasados reconhecidos judicialmente.

Esses valores podem ser recebidos pelos dependentes com direito à pensão por morte ou, na ausência deles, pelos herdeiros legais, conforme regras de inventário.

O que acontece com o dinheiro do INSS quando morre?

Quando o beneficiário do INSS morre, o pagamento do benefício é interrompido. No entanto, valores que ficaram pendentes ou foram descontados indevidamente podem ser solicitados pelos herdeiros ou dependentes

Esse dinheiro não é perdido, mas é preciso fazer o pedido formal e apresentar os documentos necessários para comprovar o direito.

Como saber se houve desconto indevido?

O serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” já está disponível no site e aplicativo Meu INSS. Por lá, é possível verificar o nome da entidade que fez os descontos, mas ainda não é possível consultar o valor total que será devolvido.

Contudo, no caso dos herdeiros, isso pode ser mais difícil. Por isso, recomenda-se também ir até a uma agência.  

Atendimento presencial exclusivo ainda não foi liberado

Atualmente, não há um atendimento presencial específico nas agências para tratar só desses casos. O governo estuda firmar parcerias com os Correios e a Caixa Econômica Federal para oferecer o acesso ao serviço.

Sobre o Autor

Advogado (OAB/RS 80.622). Fundador do Previdenciarista. Mestre em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - FDUC, Portugal. Especialista em Direito Tributário pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Estratégica de Negócios na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Consultor de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Relacionados

A plataforma indispensável para quem quer atuar em Direito Previdenciário

Projetada para tornar seu trabalho mais ágil e seguro, ela oferece tudo o que você precisa para atuar com confiança.

Produtos Previdenciaristas