Logo previdenciarista
Notícias

INSS reduz tempo de concessão de benefícios para 55 dias

Publicado em:
Atualizado em:

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta semana mais um resultado das ações de enfrentamento à fila da Previdência Social: o tempo médio de espera de concessão em novembro foi de 55 dias, o que aponta melhoria em relação a outubro, que foi de 57 dias. 

Qual é o tempo médio de concessão do benefício do INSS?

O tempo médio de espera da concessão do benefício do INSS é de 55 dias. Esse é um dado atualizado de novembro de 2023. No mês de outubro deste ano, a média foi de 57 dias.

Segundo o INSS, se comparada ao mês de novembro de 2022, “a espera caiu 30%, quando o período médio estava em 79 dias”.

INSS reduz tempo de concessão de benefícios para 55 dias

Veja também: Calendário do INSS em 2024

Com a adesão de ações de enfrentamento à fila da Previdência, a expectativa é de que os requerimentos fiquem dentro do prazo legal, que são 45 dias. 

Como parte de requerimentos, estão: aposentadorias, pensões, salário-maternidade e auxílios. Segundo o Instituto, “não entram nessa conta os acordos internacionais e as análises de pós-perícia”.

Acesse a seguir: Regras da aposentadoria em 2024: veja o que muda

Quais são as ações para reduzir a fila do INSS?

Entre as ações tomadas no ano 2023 com objetivo de reduzir a fila e atingir a meta de 45 dias, estão:

  • Simplificação de requerimentos no Meu INSS, Atestmed; 
  • Atendimento para entrega do atestado nas Agências da Previdência Social;
  • Mutirões de atendimento de avaliações sociais e perícias médicas para pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência.

Fique por dentro das principais informações sobre o INSS e direito previdenciário no blog do Previdenciarista. Agora, acesse também o conteúdo completo sobre auxílio-doença

Sobre o Autor

Advogado (OAB/RS 80.622). Fundador do Previdenciarista. Mestre em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - FDUC, Portugal. Especialista em Direito Tributário pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Estratégica de Negócios na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Consultor de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Relacionados

A plataforma indispensável para quem quer atuar em Direito Previdenciário

Projetada para tornar seu trabalho mais ágil e seguro, ela oferece tudo o que você precisa para atuar com confiança.

Produtos Previdenciaristas