Foi aprovado nesta quarta-feira (4) na Câmara dos Deputados, o projeto de lei de autoria do Governo Federal que cria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), com objetivo de reduzir as filas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Relembre o caso: Governo envia proposta de lei ao Congresso para reduzir fila do INSS. 

Recentemente foram implementadas medidas como o pagamento de bônus para servidores que fizerem hora extra e a permissão da solicitação de auxílio-doença de forma online e sem perícia médica.

De acordo com porta-vozes do Ministério da Previdência, apesar do programa estar em funcionamento, ainda existe a lentidão na análise dos pedidos. Foi divulgado que quarenta dias depois do início do Programa, a fila caiu apenas 5,7%, considerado abaixo do esperado pelo presidente do INSS. 

Veja também: Reajuste de aposentadoria de servidores: veja o que muda.

Quais são os objetivos do programa PEFPS?

O Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) tem como objetivo geral diminuir a quantidade de requerimentos de aposentadoria e de benefícios da Previdência Social, como também:

  • Diminuir o tempo de análise dos processos de requisição; 
  • Cumprir decisões judiciais relacionadas a assuntos previdenciários com prazos expirados;  
  • Fazer exames médicos e perícia de forma online.

No mês de setembro, em publicação no portal da Câmara dos Deputados, foi divulgado que o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), aposta em “ações estruturantes”, como informatização, análise documental sem passar pela perícia, cruzamento de dados com outras instituições federais (Marinha e Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento e Assistência Social) e lançamento do Programa PREVMóvel para atendimento itinerante.

Confira também: Datas de pagamento do INSS mês de outubro 2023.

A fila do INSS vai diminuir?

A meta do ministro da Previdência é de, até o fim de dezembro, “consigamos enquadrar esses pedidos no prazo máximo permitido por lei, que é de 45 dias”. Sabe-se que até agosto de 2023, a fila caiu apenas 5,7%, considerado abaixo do esperado. 

Ainda é cedo para afirmar se a fila vai diminuir, tendo em vista que também no mês de agosto, mais de 1 milhão de brasileiros entraram com algum pedido no Meu INSS ou na Previdência Social, considerado um recorde de novas solicitações. 

Acesse outras notícias relacionadas ao projeto para zerar a fila do INSS e ao direito previdenciário aqui no blog do Previdenciarista. Veja também informações sobre benefício assistencial.

Voltar para o topo