TRF1 revoga adicional de 25% em aposentadoria por tempo de contribuição
A 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) acolheu recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e reformou sentença que havia concedido o adicional de 25% no valor da aposentadoria por tempo de contribuição de uma segurada.
Processo: 0029210-86.2017.4.01.9199.
Entenda o caso
Em publicação do portal TRF1 foi informado que o INSS recorreu da decisão que “havia permitido o acréscimo de 25% no benefício da aposentadoria por tempo de contribuição de uma segurada”. A autarquia argumentou que o artigo 45 da Lei 8.213/91 prevê o pagamento do adicional exclusivamente para aposentadorias por invalidez.
Argumentos do relator
O juiz federal convocado Alysson Maia Fontenele, relator do caso, destacou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já declarou a impossibilidade de estender o chamado “auxílio-acompanhante” para outras modalidades de aposentadoria.

Ele citou a tese fixada pelo STF:
“No âmbito do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), somente lei pode criar ou ampliar benefícios e vantagens previdenciárias, não havendo, por ora, previsão de extensão do auxílio da grande invalidez a todas as espécies de aposentadoria.”
Com base nesse entendimento, o magistrado concluiu que a legislação atual não permite a concessão do adicional de 25% para segurados que não sejam beneficiários de aposentadoria por invalidez.
Leia também: OAB questiona acordo sobre pedido de pensão por morte em cartórios.
Decisão unânime
A decisão da 2ª Turma foi unânime, reafirmando que o adicional previsto no artigo 45 da Lei 8.213/91 é exclusivo para aposentadorias por invalidez.
Quem tem direito ao adicional de 25% na aposentadoria?
Tem direito ao adicional de 25% apenas aposentados por invalidez e que comprovarem a necessidade de auxílio de terceiros na vida diária.
Quais documentos são necessários para realizar o pedido de adicional de 25%?
- Carteira de Identidade;
- Carteira de Trabalho;
- Comprovante de residência.
Como saber o resultado do pedido de adicional de 25%?
O resultado do adicional de 25% é emitido de forma similar ao dos benefícios por incapacidade, com uma carta de deferimento ou indeferimento. Pode ser consultado pelo Meu INSS ou pelo 135.
Compartilhe
Compartilhe com IA
Tópicos recomendados
Advogado (OAB/RS 80.622). Fundador do Previdenciarista. Mestre em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - FDUC, Portugal. Especialista em Direito Tributário pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Estratégica de Negócios na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Consultor de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.






