
POLO ATIVO: SELVINO BARBOSA VIEIRA
REPRESENTANTE(S) POLO ATIVO: MARNEI HENRIQUE CARVALHO PERES - GO14337-A
POLO PASSIVO:INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS
REPRESENTANTE(S) POLO PASSIVO: TOMAZ ANTONIO ADORNO DE LA CRUZ - GO16315-A
RELATOR(A):EDUARDO MORAIS DA ROCHA

PODER JUDICIÁRIO
Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Gab. 01 - DESEMBARGADOR FEDERAL MORAIS DA ROCHA
Processo Judicial Eletrônico
APELAÇÃO CÍVEL (198) n. 1024427-83.2022.4.01.9999
R E L A T Ó R I O
O EXMO. SR. DESEMBARGADOR FEDERAL MORAIS DA ROCHA (RELATOR):
A parte autora propôs ação ordinária contra o INSS, a fim de obter benefício por incapacidade.
Sentença prolatada pelo MM. Juiz a quo julgando extinto o processo, sem resolução de mérito, nos termos do art. 485, III, do CPC, por abandono da causa, em razão da ausência injustificada da parte autora na audiência de instrução e julgamento.
Apelou a parte autora, sustentando, em síntese, que não pode comparecer em razão perigo de contágio das novas cepas do corona vírus em circulação. Alega, ainda, ser necessária a realização da audiência de forma presencial, sem prejuízo às partes, sob pena de acarretar em cerceamento de defesa, além de violação ao art. 485, §1º, do CPC, tendo em vista a ausência de intimação pessoal para comparecer ao ato processual.
É o relatório.
Desembargador Federal MORAIS DA ROCHA
Relator

PODER JUDICIÁRIO
Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Gab. 01 - DESEMBARGADOR FEDERAL MORAIS DA ROCHA
Processo Judicial Eletrônico
APELAÇÃO CÍVEL (198) n. 1024427-83.2022.4.01.9999
V O T O
O EXMO. SR. DESEMBARGADOR FEDERAL MORAIS DA ROCHA (RELATOR):
Segundo os termos do Enunciado Administrativo n. 3/STJ, aprovado pelo Plenário da Corte na sessão de 9/3/2016: “Aos recursos interpostos com fundamento no CPC/2015 (relativos a decisões publicadas a partir de 18 de março de 2016) serão exigidos os requisitos de admissibilidade recursal na forma do novo CPC.”
A sentença recorrida julgou extinto o processo, sem resolução de mérito, nos termos do art. 485, III, do CPC, por abandono da causa, em razão da ausência injustificada da parte autora na audiência de instrução e julgamento.
Consoante o disposto na Súmula 240 do STJ, “a extinção do processo, por abandono da causa pelo autor, depende de requerimento do réu”.
Ademais, para que reste configurado o abandono da causa previsto no inciso III do art. 485, do CPC/2015, faz-se necessária a prévia ciência da parte, por meio de intimação pessoal, nos termos do § 1º do mesmo dispositivo legal.
Nesse sentido, confiram-se os seguintes precedentes desta Primeira Turma:
PREVIDENCIÁRIO. PROCESSUAL CIVIL APOSENTADORIA RURAL. EXTINÇÃO DO FEITO POR ABANDONO DA CAUSA (Art. 485. III e § 1º, do CPC). NECESSIDADE DE INTIMAÇÃO PESSOAL PARA EXTINÇÃO DO PROCESSO. NÃO OBSERVÂNCIA. RETORNO DOS AUTOS À ORIGEM. 1. Para que o processo seja extinto, por abandono, por mais de 30 dias, é necessária a intimação pessoal da parte autora, nos termos do art. 485. III e § 1º do Código de Processo Civil. 2. A inexistência de intimação pessoal da parte autora para cumprir diligência determinada pelo magistrado de primeira instância é razão suficiente para a anulação da sentença de extinção do processo por abandono da causa. 3. Sentença anulada, de ofício, e determinado o retorno dos autos à Juízo de origem, a fim de que seja realizada a intimação pessoal da parte autora. Apelação da parte autora prejudicada. (AC 1000115-72.2024.4.01.9999, DESEMBARGADOR FEDERAL GUSTAVO SOARES AMORIM, TRF1 - PRIMEIRA TURMA, PJe 12/03/2024 PAG.)
PREVIDENCIÁRIO. APOSENTADORIA POR IDADE RURAL. EXTINÇÃO DO FEITO POR ABANDONO PROCESSUAL (ART. 485. II E § 1º, DO CPC). NECESSIDADE DE PRÉVIO REQUERIMENTO DO RÉU E INTIMAÇÃO PESSOAL DA PARTE AUTORA. INOCORRÊNCIA. APELAÇÃO PROVIDA. SENTENÇA ANULADA. 1. Consoante o disposto na Súmula 240 do STJ, [a] extinção do processo, por abandono da causa pelo autor, depende de requerimento do réu. 2. Ademais, para que reste configurado o abandono processual previsto no inciso II e III do art. 485, do CPC/2015, faz-se necessária a prévia ciência da parte, por meio de intimação pessoal, nos termos do § 1º do mesmo dispositivo legal. 3. Na espécie, o juízo a quo, tendo em vista o tempo transcorrido desde a última manifestação, intimou a parte autora para que se manifestasse quanto ao interesse no prosseguimento do feito, no prazo de 5 dias, sob pena de extinção. Quedando-se a parte inerte, o magistrado julgou extinto o feito, sem resolução de mérito, com fundamento no art. 485, II, do CPC. 4. No entanto, verifica-se que, além de a extinção não ter sido requerida pelo INSS, não houve a intimação pessoal da parte autora, tendo essa se realizado apenas por publicação no Diário de Justiça Eletrônico. 5. Dessa forma, a sentença que extinguiu o feito, sem resolução do mérito, por abandono de causa, deve ser anulada. 6. Apelação provida para anular a sentença, determinando o retorno dos autos ao juízo de origem para o regular prosseguimento do feito. (AC 1011171-97.2022.4.01.0000, DESEMBARGADOR FEDERAL MARCELO ALBERNAZ, TRF1 - PRIMEIRA TURMA, PJe 06/10/2023 PAG.)
Na espécie, o juízo a quo intimou a parte autora, por meio do seu advogado, para que comparecesse à audiência de instrução e julgamento a ser realizada de forma virtual utilizando a plataforma de videoconferência ZOOM no dia 15/02/2022.
Assim, verifica-se que, além de a extinção do processo não ter sido requerida pelo INSS, não houve a intimação pessoal da parte autora para comparecer ao ato processual. Dessa forma, a sentença que extinguiu o feito, sem resolução do mérito, por abandono de causa, deve ser anulada.
Em face do exposto, dou provimento à apelação da parte autora, para anular a sentença de extinção e determinar o retorno dos autos ao Juízo de origem, para regular processamento do feito.
É como voto.
Desembargador Federal MORAIS DA ROCHA
Relator

PODER JUDICIÁRIO
Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Gab. 01 - DESEMBARGADOR FEDERAL MORAIS DA ROCHA
Processo Judicial Eletrônico
APELAÇÃO CÍVEL (198) 1024427-83.2022.4.01.9999
RELATOR: Des. MORAIS DA ROCHA
APELANTE: SELVINO BARBOSA VIEIRA
Advogado do(a) APELANTE: MARNEI HENRIQUE CARVALHO PERES - GO14337-A
APELADO: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS
Advogado do(a) APELADO: TOMAZ ANTONIO ADORNO DE LA CRUZ - GO16315-A
E M E N T A
PREVIDENCIÁRIO. PROCESSUAL CIVIL. BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE. ABANDONO DA CAUSA (ART. 485, III, DO CPC). NÃO CONFIGURADO. AUSÊNCIA DE INTIMAÇÃO PESSOAL PARA O ATO PROCESSUAL. APELAÇÃO PROVIDA. RETORNO DOS AUTOS À ORIGEM.
1. Consoante o disposto na Súmula 240 do STJ, “[a] extinção do processo, por abandono da causa pelo autor, depende de requerimento do réu”.
2. Ademais, para que reste configurado o abandono da causa previsto no inciso III do art. 485, do CPC/2015, faz-se necessária a prévia ciência da parte, por meio de intimação pessoal, nos termos do § 1º do mesmo dispositivo legal.
3. Na espécie, o juízo a quo intimou a parte autora, por meio do seu advogado, para que comparecesse à audiência de instrução e julgamento a ser realizada de forma virtual utilizando a plataforma de videoconferência ZOOM no dia 15/02/2022.
4. Assim, verifica-se que, além de a extinção do processo não ter sido requerida pelo INSS, não houve a intimação pessoal da parte autora para comparecer ao ato processual. Dessa forma, a sentença que extinguiu o feito, sem resolução do mérito, por abandono de causa, deve ser anulada.
5. Apelação da parte autora provida. Sentença anulada com o retorno dos autos à origem para o regular processamento.
A C Ó R D Ã O
Decide a Primeira Turma, por unanimidade, dar provimento à apelação da parte autora, nos termos do voto do Relator.
Brasília/DF, data da sessão de julgamento.
Desembargador Federal MORAIS DA ROCHA
