
| D.E. Publicado em 27/09/2018 |
EMENTA
ACÓRDÃO
Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, decide a Egrégia Nona Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, por unanimidade, conhecer dos embargos de declaração ofertados pelas partes e dar-lhes parcial provimento, nos termos do relatório e voto que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.
Juiz Federal Convocado
| Documento eletrônico assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por: | |
| Signatário (a): | RODRIGO ZACHARIAS:10173 |
| Nº de Série do Certificado: | 11A21709124EAE41 |
| Data e Hora: | 14/09/2018 19:06:55 |
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM APELAÇÃO CÍVEL Nº 0002834-57.2015.4.03.6134/SP
RELATÓRIO
O Exmo. Sr. Juiz Federal Convocado Rodrigo Zacharias: Trata-se de embargos de declaração opostos pela parte autora e pelo INSS em face do acórdão proferido por esta egrégia Nona Turma, em 11/12/2017, que deu parcial provimento à apelação da parte autora, para também reconhecer o período de tempo rural de 1º/1/1982 a 31/3/1982, e deu parcial provimento à apelação da autarquia para ajustar a forma de aplicação dos consectários.
Alega a parte autora que há omissão ou obscuridade no acórdão embargado ao determinar a observância da prescrição quinquenal, sem, contudo, indicar se há ou não parcelas prescritas no presente caso. Aduz, ainda, a necessidade de declaração do julgado no que toca à fixação dos honorários advocatícios. Prequestiona a matéria para fins recursais.
Já a autarquia requer sejam sanados vícios no julgado, alegando precipuamente que na correção monetária dos valores devidos deve ser aplicada a TR por força da Lei nº 11.960/2009.
Regularmente intimadas, apenas a parte autora apresentou contrarrazões.
É o relatório.
VOTO
O Exmo. Sr. Juiz Federal Convocado Rodrigo Zacharias: Conheço dos Embargos de Declaração, em virtude da sua tempestividade.
Conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, os embargos de declaração constituem recurso de rígidos contornos processuais, consoante disciplinamento imerso no art. 535 do CPC, exigindo-se, para seu acolhimento, estejam presentes os pressupostos legais de cabimento (EARESP nº 299.187-MS, 1ª Turma, v.u., rel. Min. Francisco Falcão, j. 20/06/2002, D.J.U. de 16/09/2002, p. 145).
O artigo 1.022 do NCPC admite embargos de declaração quando, na sentença ou no acórdão, houver obscuridade, contradição ou for omitido ponto sobre o qual devia pronunciar-se o juiz ou tribunal. Também admite embargos de declaração para correção de erro material, em seu inciso III.
Segundo Cândido Rangel Dinamarco (Instituições de direito processual civil. V. III. São Paulo: Malheiros, 2001, pp. 685/6), obscuridade é "a falta de clareza em um raciocínio, em um fundamento ou em uma conclusão constante da sentença"; contradição é "a colisão de dois pensamentos que se repelem"; e omissão é "a falta de exame de algum fundamento da demanda ou da defesa, ou de alguma prova, ou de algum pedido etc".
Com razão a parte autora no que tange à obscuridade em relação à determinação de observância da prescrição quinquenal.
Nessa esteira, depreende-se dos documentos juntados que o benefício em contenda (NB 152.820.135-0), foi requerido em 25/06/2010, e concedido em 21/03/2011.
O termo inicial da revisão concedida foi fixado na data originária da DER (25/06/2010).
Com efeito, tendo em vista que a aposentadoria revisada somente foi concedida em 21/03/2011 e, considerado o ajuizamento da presente ação (21/10/2015), não há que se falar em prescrição quinquenal.
Quanto aos honorários advocatícios inexiste o alegado vício, já que expressamente fixados no acórdão embargado, nos seguintes termos:
Sobre a omissão alegada pela autarquia, a princípio esta não se verificaria, uma vez que o julgado manifestou-se expressamente sobre a correção monetária.
Nesse sentido, restou consignado no acórdão vergastado que: "Quanto à correção monetária, esta deve ser aplicada nos termos da Lei n. 6.899/81 e da legislação superveniente, bem como do Manual de Orientação de Procedimentos para os cálculos na Justiça Federal, observado o disposto na Lei n. 11.960/2009, consoante Repercussão Geral no RE n. 870.947, em 16/4/2015, Rel. Min. Luiz Fux."
Entretanto, em sessão de julgamento realizada no dia 20/9/2017, o Plenário do e. STF julgou o referido Recurso Extraordinário reportado no acórdão embargado e dirimiu definitivamente a questão, fixando a seguinte tese sobre o tema em debate:
Essa tese constou da respectiva ata de julgamento (Ata nº 27), a qual foi devidamente publicada no DJe nº 216, divulgado em 22/4/2017, valendo, portanto, como acórdão, consoante o disposto no artigo 1.035, § 11, do CPC, de modo que devem ser observadas nos termos determinados pelos artigos 927, III e 1.040 do CPC.
Para além, segundo informativo da Suprema Corte divulgado no dia do julgamento, "o índice de correção monetária adotado foi o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), considerado mais adequado para recompor a perda de poder de compra."
Desse modo, adequando a decisão recorrida ao entendimento firmado pelo e. STF, em sede de repercussão geral, esclareço que a correção monetária deverá ser aplicada nos termos da Lei n. 6.899/81 e da legislação superveniente, bem como do Manual de Orientação de Procedimentos para os cálculos na Justiça Federal, aplicando-se o IPCA-E (Repercussão Geral no RE n. 870.947, em 20/9/2017, Rel. Min. Luiz Fux).
Diante do exposto, conheço dos embargos de declaração da parte autora e dou-lhes parcial provimento, para dispor que, no caso, inexistem parcelas prescritas, bem como conheço dos embargos de declaração do INSS e dou-lhe parcial provimento, para aclarar os critérios de correção monetária; tudo nos termos da fundamentação desta decisão.
É o voto.
Rodrigo Zacharias
Juiz Federal Convocado
| Documento eletrônico assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2/2001 de 24/08/2001, que instituiu a Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, por: | |
| Signatário (a): | RODRIGO ZACHARIAS:10173 |
| Nº de Série do Certificado: | 11A21709124EAE41 |
| Data e Hora: | 14/09/2018 19:06:52 |
