Modelo de Inicial de concessão de benefício por incapacidade (auxílio por incapacidade temporária. aposentadoria por incapacidade permanente, auxílio-acidente) com medida liminar - isenção de carência por gravidez de risco

Última atualização: 25 de abril de 2021

O resumo da petição é: A autora ajuiza ação previdenciária contra o INSS pedindo concessão de benefício por incapacidade. Alega que seu requerimento administrativo foi indeferido por suposta falta de carência, mas argumenta que as graves complicações em sua gestação, incluindo óbito fetal, permitem isenção de carência conforme art. 26, II da Lei 8.213/91. Cita jurisprudência favorável à dispensa de carência para gestantes de alto risco. Pede tutela de urgência para concessão imediata do benefício, alegando haver prova da incapacidade no laudo administrativo. Requer a não realização de audiência de conciliação, produção de prova pericial observando normas específicas, e julgamento procedente para concessão de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou auxílio-acidente, conforme o caso. Apresenta quesitos para perícia médica.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}

 

${cliente_nomecompleto}, já cadastrada eletronicamente, vem, com o devido respeito, perante Vossa Excelência, por meio de seu procurador, propor

AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE COM PEDIDO LIMINAR

em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

 

 DOS FATOS E FUNDAMENTOS JURÍDICOS

A Autora requereu, junto à Autarquia Previdenciária, em ${data_generica}, a concessão de benefício por incapacidade, que foi indeferido, conforme documentos em anexo. De acordo com o comunicado de decisão, o único motivo alegado pelo INSS para o indeferimento do benefício foi suposta “falta de período de carência” da Demandante, eis que fora reconhecido pela perícia administrativa (laudo em anexo), sua incapacidade laboral.

Ocorre que as graves complicações na gestação da Autora (dentre elas, o ÓBITO FETAL constatado pela perícia administrativa) permitem a isenção de carência para a concessão do benefício no presente caso, conforme artigo 26, II da Lei 8.213/91.

Veja-se o parecer administrativo (grifei):

${informacao_generica}

A partir da leitura do laudo administrativo, é patente que as enfermidades apresentadas pela Autora possuem natureza GRAVE, o que dispensa o cumprimento do período de carência e, por corolário, torna equivocada a decisão denegatória do INSS.

Por tal motivo, se ajuíza a presente ação.

Dados sobre o requerimento administrativo:

 

1. Número do benefício${informacao_generica}
2. Data do requerimento${data_generica}
3. Razão do indeferimentoSuposta falta do período de carência

Dados sobre a enfermidade:

1. Doença/enfermidade:Patologias ginecológicas, psiquiátricas e respiratórias
2. Limitações decorrentes:Apresenta incapacidade para as atividades laborativas habituais

A parte Autora postula a concessão do benefício previdenciário de auxílio por incapacidade temporária, visto que não apresenta condições de desempenhar sua atividade laborativa habitual.

Caso venha a ser apontada sua total e permanente incapacidade, postula a concessão da aposentadoria por incapacidade permanente, a partir da data de sua efetiva constatação. Nessa circunstância, importante se faz a análise das situações referentes à majoração de 25% sobre o valor do benefício, independentemente de seu enquadramento no anexo I do Regulamento da Previdência Social (Decreto nº 3.048/99), conforme art. 45 da Lei 8.213/91.

Ainda, na hipótese de restar provado nos autos processuais que as patologias referidas tão somente geraram limitação profissional à parte Requerente, ou seja, que as sequelas implicam em redução da capacidade laboral e não propriamente a incapacidade sustentada, postula a concessão de auxílio-acidente, com base no

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.