Modelo de Contestação - Ação de Interdição - Ministério Público pretende a interdição da Requerida

Última atualização: 14 de março de 2019

O resumo da petição apresenta uma contestação à ação de interdição movida pelo Ministério Público contra a requerida. A defesa argumenta que o pedido de interdição, baseado apenas em estudo social, é insuficiente para determinar a incapacidade civil da requerida. Destaca-se a necessidade de realização de perícia médica, conforme previsto no art. 753 do CPC/2015, como prova indispensável para avaliar a capacidade mental da interditanda. A contestação cita jurisprudência do TJ-RS e do STJ para corroborar a importância da perícia médica em processos de interdição. Por fim, solicita-se o recebimento da contestação, a concessão de assistência judiciária gratuita, a produção de provas (incluindo avaliação psiquiátrica) e, caso não seja comprovada a incapacidade, a improcedência do pedido de interdição.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DO FORO DA COMARCA DE ${processo_cidade}

Autos do Processo nº ${informacao_generica}

${informacao_generica}, qualificação completa, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por meio de seus procuradores abaixo firmados, apresentar CONTESTAÇÃO, pelos seguintes fatos e fundamentos jurídicos que passa a expor:

 

I – BREVE SÍNTESE DA DEMANDA

Em análise da petição inicial, observa-se que o Ministério Público pretende a interdição da Requerida, com fulcro na sua suposta incapacidade para praticar os atos da vida civil.

Com efeito, alega o Requerente em sua peça inaugural que a Interditanda possuiria severos indícios de doença mental, tendo por base estudo social realizado.

Entretanto, os argumentos do Ministério Público, por si só (salvo prova médica em sentido contrário), não merecem prosperar, conforme se demonstrará a seguir.

II – DO MÉRITO

Primeiramente há que se dizer que o pedido formulado pelo Ministério Público não merece prosperar, prima facie. Isto, pois o requerimento foi aduzido tendo por base unicamente o estudo social produzido a pedido do Requerente.

Com efeito, o processo de interdição constitui medida drástica, que priva alguém da auto gerência dos atos inerentes a sua capacidade civil em decorrência de algumas hipóteses previstas em lei. Sendo assim, é imperioso que se siga rigorosamente as suas formalidades para o deferimento da medida.

Nesta toada, a alegação da incapacidade da Demandada não poderia ser fixada unicamente com base em laud

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.