Modelo de Recurso administrativo - Aposentadoria por tempo de contribuição - Benefício concedido - Requer o reconhecimento de um período especial para majoração da RMI

Última atualização: 15 de novembro de 2022

O recurso ordinário interposto pelo Sr. ${cliente_nomecompleto} contesta a decisão do INSS que ignorou a especialidade do período de ${data_generica} a ${data_generica}, quando ele trabalhou como borracheiro. O recorrente alega exposição a agentes nocivos como ruído de 89,7 dB(A), hidrocarbonetos, graxas, óleos minerais e vibração. Argumenta-se que o nível de ruído ultrapassa o limite legal e que os hidrocarbonetos e óleos minerais são reconhecidamente cancerígenos, não sendo necessária análise quantitativa. O recurso cita legislação, jurisprudência e pareceres técnicos para embasar o pedido de reconhecimento da atividade especial no período mencionado. Solicita-se a conversão do tempo especial em comum (fator 1,4) e sua inclusão no cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição já concedida, com efeitos retroativos à data de entrada do requerimento (DER).

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

ILUSTRÍSSIMOS(AS) SENHORES(AS) CONSELHEIROS(AS) DA JUNTA DE RECURSOS DO CONSELHO DE RECURSOS DO SEGURO SOCIAL

 

NB 42/${informacao_generica}

 

${cliente_nomecompleto}, ${cliente_qualificacao}, vem, por meio de seus procuradores, com fulcro no art. 578 da IN 128/2022, interpor o presente RECURSO ORDINÁRIO, pelos fundamentos a seguir expostos:

 

O Recorrente, no dia ${data_generica}, elaborou requerimento de aposentadoria por tempo de contribuição, com reconhecimento do exercício de atividade especial nos períodos de ${data_generica} a ${data_generica}, além da imediata conversão do período de ${data_generica} a ${data_generica}, laborado em condições especiais, para tempo comum (fator 1,4), eis que acobertado pelo manto da coisa julgada (Processo sob o nº ${informacao_generica}).

O benefício foi DEFERIDO, eis que o INSS computou ${informacao_generica} anos, ${informacao_generica} meses e ${informacao_generica} dias de tempo contributivo, ignorando, contudo, a especialidade do período de ${data_generica} a ${data_generica} laborado na função de borracheiro.

Sendo assim, passa-se à análise das razões pelas quais a decisão deve ser revista.

DA EFETIVA EXPOSIÇÃO A AGENTES NOCIVOS NO PERÍODO DE 02/07/2014 A 09/11/2016

No período em questão, de acordo com o PPP emitido pelo empregador (fls. ${informacao_generica}), o Recorrente, Sr. ${cliente_nome}, laborou na função de BORRACHEIRO. Vale conferir a descrição das atividades laborais:

 

${informacao_generica}

No que concerne à exposição aos agentes nocivos, vislumbra-se que os PPP apontam a exposição do Sr. ${cliente_nome} a RUÍDO de 89,7 dB (A), HIDROCARBONETOS, GRAXAS E ÓLEOS MINERAIS E VIBRAÇÃO, durante o período em análise.

Com efeito, no que se refere ao agente RUÍDO, a fim de verificar se a exposição ocupacional a ruído dará ensejo a caracterização de atividade exercida em condições especiais, necessária a análise da “evolução” dos limites de tolerância para ruído no tempo, pois os níveis de pressão sonora deverão ultrapassar 80 dB (A), 90 dB (A) ou 85 dB (A), conforme o período laborado. Veja-se o disposto na Instrução Normativa nº 128/2022 (grifos acrescidos):

 

Art. 292. A exposição ocupacional a ruído dará ensejo à caracterização de atividade especial quando os níveis de pressão sonora estiverem acima de 80 (oitenta) dB (A), 90 (noventa) dB (A) ou 85 (oitenta e cinco) dB (A), conforme o caso, observado o seguinte:

I - até 5 de março de 1997, véspera da publicação do Decreto nº 2.172, de 1997, será efetuado o enquadramento de atividade especial quando a exposição for superior a 80 (oitenta) dB (A), devendo ser informados os valores medidos;

II - de 6 de março de 1997, data da publicação do Decreto nº 2.172, de 1997, até 10 de outubro de 2001, véspera da publicação da Instrução Normativa INSS/DC nº 57, de 10 de outubro de 2001, será efetuado o enquadramento quando a exposição for superior a 90 (noventa) dB (A);

III - de 11 de outubro de 2001, data da publicação da Instrução Normativa nº 57, de 2001, até 18 de novembro de 2003, véspera da publicação do Decreto nº 4.882, de 18 de novembro de 2003, será efetuado o enquadramento de atividade especial quando a exposição for superior a 90 (noventa) dB (A), devendo ser anexado o histograma ou memória de cálculos; e

IV - a par

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.