Modelo de Requerimento de concessão de pensão por morte - decisão judicial superveniente - qualidade de segurado do falecido

Última atualização: 01 de junho de 2023

O requerimento solicita a concessão de pensão por morte em favor dos dependentes de um segurado falecido. O óbito ocorreu em data específica, e os requerentes são a esposa e três filhos menores de 21 anos. O pedido inicial foi indeferido pelo INSS por suposta perda da qualidade de segurado do falecido. Contudo, uma ação judicial posterior comprovou que o falecido mantinha a qualidade de segurado, recebendo aposentadoria por invalidez. A petição argumenta que todos os requisitos legais estão presentes: óbito comprovado, qualidade de segurado do falecido e dependência dos requerentes. Solicita-se a concessão do benefício retroativo à data do óbito para o filho incapaz, e à data do requerimento para os demais, com pagamento vitalício à viúva. Em caso de indeferimento, pede-se cópia do processo administrativo e agendamento informado aos procuradores.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

AO(À) ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) GERENTE EXECUTIVO(A) DA AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DE ${processo_cidade}

      

${cliente_nomecompleto}, ${cliente_qualificacao}; vem, por meio de seus procuradores, requerer a concessão de PENSÃO POR MORTE, pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos:

I – DOS FATOS

Em ${data_generica} ocorreu o óbito do Sr. ${informacao_generica}, segurado do RGPS e instituidor da pensão por morte ora pleiteada.

No momento do óbito, o falecido era casado com a Requerente Sra. ${informacao_generica}, o que se exprime da certidão de casamento em anexo. Desta união foram concebidos os filhos ${informacao_generica}, ${informacao_generica} e ${informacao_generica}, menores de 21 anos. Os documentos em anexo comprovam o vínculo de parentesco.

Diante do sinistro, foi agendado requerimento de pensão por morte em (DER) ${data_generica} (NB ${informacao_generica}), o qual foi indeferido pelo INSS por alegada perda da qualidade de segurado do Instituidor, no momento do óbito.

Todavia, durante referido processo administrativo, tramitava a ação federal nº ${informacao_generica}, movida pelo falecido em face do INSS, em que postulava a concessão de benefício previdenciário por incapacidade ao trabalho.

A decisão final proferida pelo Poder Judiciário naquela ação demonstra que houve equívoco do INSS ao indeferir o pedido administrativo de pensão por morte.

É o que se passa a expor.

II – DO DIREITO

Inicialmente, cumpre salientar que a pensão por morte é benefício pago aos dependentes do segurado, homem ou mulher, que falecer, aposentado ou não, conforme previs&atild

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.