Modelo de Agravo interno. Benefício assistencial à pessoa com deficiência. Visão monocular. Menor incapaz. Decisão paradigma da 2ª Turma Recursal do Paraná, entendimentos da TRU4 e Lei 14.126/22.
Modelos de Benefício Assistencial
Modelos de Pessoa com Deficiência
Modelos de Impedimento de Longo Prazo
Agravo Interno contra decisão que não conheceu Incidente de Uniformização
Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência - Visão Monocular
Divergência jurisprudencial sobre enquadramento da visão monocular como deficiência
Pedido de uniformização de entendimento sobre visão monocular e BPC/LOAS
Aplicação da Lei 14.126/2021 - Classificação da visão monocular como deficiência sensorial
Última atualização: 01 de agosto de 2024
Modelo de agravo interno em processo de concessão de benefício assistencial à pessoa com deficiência. No caso, a discussão se resume ao enquadramento da pessoa com visão monocular como pessoa com deficiência para fins de concessão de benefício assistencial. Na situação, o pedido foi improcedente por não restar demonstrado o impedimento de longo prazo, desconsiderando que tal ponto é inerente à deficiência do portador de visão monocular. A sentença foi ratificada em grau recursal. Interposto pedido de uniformização a Turma Regional de Uniformização, fundamentado em decisão paradigma da 2ª Turma Recrusal do Paraná, bem como na legislação e no entendimento da TRU4, o recurso foi admitido pela Presidência. No entanto, em nova análise, em decisão monocrática, o Relator entendeu pelo não conhecimento do recurso, com base no artigo 49, inciso IX, da Resolução 33/2018 do TRF4, haja vista o pleito ensejar a reanálise de fatos, o que seria vedado pela Súmula 42 da TNU. Assim, o modelo deste Agravo Interno fundamenta que prescinde de análise fática, pois o que se postula é aplicação isonômica entre os benefícios, bem como a aplicação da Leu 14.126/21 e os entendimentos da jurisprudência da TRU4, de modo que se requer apenas a fixação da tese de que a visão monocular também enseja o reconhecimento de pessoa com deficiência pra fins de benefício assistencial, descabendo discussões sobre limitações a longo prazo e outros termos, quando atestada a deficiência e a doença em perícia médica. Assim, fundamenta-se pelo conhecimento e provimento do agravo, revendo a decisão monocrática, e, consequentemente, o provimento do pedido de uniformização.
O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.
Veja os planosA petição completa está disponível apenas para assinantes.
1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.
ASSINE O PREV E CONTINUE LENDOAlém de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!
Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis
Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso
Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.
O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.
Incidente de Uniformização24/06/2021
Incidente Regional de Uniformização (TRU-4). Benefício assistencial. Pessoa com deficiência. Visão monocular.
Incidente de Uniformização24/06/2021
Inicidente Nacional de Uniformização (TNU). Benefício assitencial. Pessoa com deficiência. Visão monocular.
Contrarrazões28/07/2017