Modelo de Contrarrazões. Auxílio-doença. Qualidade de segurado. Desemprego involuntário. Prova testemunhal.

Última atualização: 23 de março de 2022

O resumo da petição apresenta contrarrazões ao recurso inominado interposto pelo INSS contra a sentença que concedeu auxílio por incapacidade à autora. A defesa argumenta que a autora manteve a qualidade de segurada na data de início da incapacidade (DII) devido ao desemprego involuntário, que prorrogou o período de graça por 24 meses. São apresentadas provas materiais e testemunhais do desemprego, incluindo a demissão do último emprego doméstico, a busca por novo trabalho mediante entrega de currículos, e a realização de trabalhos eventuais como diarista apenas para subsistência. A defesa sustenta que a autora não perdeu a qualidade de segurada na DII fixada e pede a manutenção da sentença de primeiro grau, com desprovimento do recurso do INSS e condenação ao pagamento de honorários advocatícios.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITÍSSIMO JUÍZO DA ${informacao_generica}ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}

COMPROVAÇÃO DO DESEMPREGO INVOLUNTÁRIO. CLIENTE FOI DEMITIDA DO ÚLTIMO VÍNCULO. PROVA TESTEMUNHAL. ENTREGOU CURRÍCULOS COM UMA DAS TESTEMUNHAS. PROCUROU EMPREGO. EXTENSÃO DO PERÍODO DE GRAÇA. 

 

${cliente_nomecompleto}, já devidamente qualificada nos autos do presente processo, vem respeitosamente, perante Vossa Excelência, por meio de seus procuradores, apresentar CONTRARRAZÕES AO RECURSO INOMINADO interposto pelo Instituto Nacional do Seguro Social, pelas razões anexas, as quais requer sejam remetidas junto aos autos do presente processo para a Turma Recursal da Seção Judiciária do ${processo_estado}.

 

Nesses Termos,

Pede Deferimento.

${processo_cidade}, ${processo_hoje}.

${advogado_assinatura}
 
 

 

 

 

EGRÉGIA TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ${processo_estado}  

 

CONTRARRAZÕES AO RECURSO INOMINADO

 

PROCESSO               : ${informacao_generica}  

RECORRENTE          : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

RECORRIDO            : ${cliente_nomecompleto}  

JUÍZO DE ORIGEM  : ${informacao_generica}

 

                 EGRÉGIA TURMA RECURSAL

                                       DOUTOS JULGADORES

A sentença proferida no Juízo a quo deve ser mantida, pois a matéria foi examinada em sintonia com as provas constantes dos autos e fundamentada com as normas legais aplicáveis, inadmitindo qualquer espécie de modificação, sob pena de atentar contra o melhor Direito.

DO RECURSO

Apesar do esforço despendido em seu recurso, o Recorrente não logrou êxito em descaracterizar os argumentos trazidos na sentença, que resultaram no julgamento parcialmente procedente da demanda.

No recurso inominado interposto, a Parte Ré alega a impossibilidade de concessão de auxílio por incapacidade, visto que a Autora não possuía qualidade de segurada na DII fixada (${data_generica}). Não obstante, as razões do INSS não merecem prosperar.

DA COMPROVAÇÃO DO DESEMPREGO

De acordo com o entendimento do Magistrado a quo (Evento ${informacao_generica}),${informacao_generica}.

Nesse sentido, saliente-se que a Autora apresentou as seguintes provas materiais para comprovar a situação de desemprego involuntário:

  1. ${informacao_generica};
  2. ${informacao_generica};
  3. ${informacao_generica};
  4. ${informacao_generica} .

Da análise da documentação apresentada, vislumbra-se que a Demandante vivenciou situação de desemprego INVOLUNTÁRIO a partir de ${data_generica}.

O recebimento de aviso prévio indenizado comprova que a Segurada foi demitida pelo empregador doméstico. Outrossim, por se tratar de relação e emprego doméstico, não há tantos documentos e formalidades como outros vínculos.

Aliado a isso, a Segurada não recebeu seguro-desemprego após a demissão do último contrato de trabalho, pois não preenchia os requisitos para tanto. Veja-se:

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.