Modelo de Mandado de Segurança. Pensão por morte. Suspensão indevida do benefício após atualização cadastral administrativa. Decadência do ato de revisão.

Última atualização: 22 de dezembro de 2020

O impetrante, beneficiário de pensão por morte há mais de 15 anos, teve seu benefício suspenso pelo INSS após uma revisão cadastral. Alega que a suspensão é ilegal, pois o prazo decadencial de 10 anos para revisão de benefícios já transcorreu, conforme o art. 103-A da Lei 8.213/91. Argumenta que o INSS não pode suspender o benefício após esse prazo, exceto em caso de comprovada má-fé, o que não ocorreu. Solicita a concessão de tutela de urgência para restabelecer imediatamente o benefício, dada sua natureza alimentar. Requer a anulação definitiva do ato de suspensão e o restabelecimento do benefício, além da gratuidade da justiça. Fundamenta o pedido na jurisprudência do TRF-4 e nos princípios do direito previdenciário.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA ${informacao_generica}ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}

 

${cliente_nomecompleto}, ${cliente_qualificacao}, residente e domiciliado na ${cliente_qualificacao}, vem, com o devido respeito, por meio de seu procurador, perante Vossa Excelência, impetrar o presente

MANDADO DE SEGURANÇA

Visando proteger direito líquido e certo seu, indicando como coator o Sr. Gerente-Executivo da Agência da Previdência Social ${processo_cidade}, a ser encontrado na Rua ${informacao_generica}, nº ${informacao_generica}, Bairro ${informacao_generica}, neste município, pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

 

 I – DOS FATOS

O Requerente estava em gozo do benefício de pensão por morte NB ${informacao_generica} desde ${data_generica}, ou seja, HÁ MAIS DE 15 ANOS, em razão do falecimento de ${informacao_generica}.

Nesse sentido, foi notificado pelo INSS, em ${data_generica}, para apresentar diversos documentos a título de atualização cadastral do benefício.

Ocorre que, mesmo após a apresentação da documentação de que dispunha, o INSS suspendeu o benefício da parte Autora.

Sucede que tal suspensão beira o absurdo, pois o benefício foi concedido HÁ MAIS DE 15 ANOS, razão pela qual decaiu o direito da Autarquia Previdenciária de revisá-lo, nos termos do art. 103-A, da Lei 8.213/91.

Por esse motivo o Demandante impetra o presente Mandado de Segurança, buscando o amparo do seu direito líquido e certo a manutenção do benefício.

II &ndas

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.