Modelo de Manifestação. Benefício assistencial (LOAS). Exclusão de benefício de valor mínimo. Presunção absoluta de miserabilidade. IRDR 12 do TRF4

Última atualização: 19 de julho de 2019

O resumo da petição apresenta um pedido de concessão de Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência, indeferido administrativamente pelo INSS. O autor argumenta que satisfaz os requisitos econômico e de deficiência. O laudo socioeconômico comprova o estado de miserabilidade do autor, cuja família é composta por três pessoas, com renda proveniente apenas do benefício de auxílio-doença do pai. Argumenta-se que o benefício do pai deve ser desconsiderado no cálculo da renda familiar, aplicando-se analogicamente o art. 34 do Estatuto do Idoso. Cita-se jurisprudência favorável e o IRDR 12 do TRF4, que estabelece presunção absoluta de miserabilidade quando a renda per capita é inferior a 1/4 do salário mínimo. O laudo social e fotos comprovam as precárias condições de moradia. Requer-se a realização de perícia médica judicial para comprovar a deficiência do autor.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITÍSSIMO JUÍZO DA VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}  

 

${cliente_nomecompleto}, já cadastrado eletronicamente, vem, com o devido respeito, perante Vossa Excelência, por meio de seu procurador, dizer e requerer o que segue:

 

Na presente ação se pleiteia a concessão de Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência, indeferido na esfera administrativa, por equivocadamente entender o INSS que o Demandante não satisfaz os requisitos econômico e deficiência.

Instruído o feito, restou demonstrada a satisfação do requisito socioeconômico, conforme se demonstrará a seguir.

No presente processo foi realizada perícia socioeconômica, ocasião na qual restou comprovado o estado de miserabilidade em que vive o Autor.

Do Requisito Socioeconômico

O laudo socioeconômico fez inconteste prova no sentido de que o Sr. ${cliente_nome} vive em estado de vulnerabilidade social, satisfazendo o requisito social inerente à concessão do benefício pretendido.

Da análise do referido documento, observa-se que o grupo familiar é composto por três pessoas: O Autor, sua mãe, Sra. ${informacao_generica}, e seu pai, Sr ${informacao_generica}. A renda familiar advém UNICAMENTE de benefício de auxílio-doença auferido pelo genitor do Demandante.

Ocorre que, deve ser desconsiderado do cômputo da renda familiar qualquer benefício assistencial (idoso e deficiente) ou benefício previdenciário, no valor de salário mínimo, auferido por pessoa idosa e/ou incapaz do núcleo familiar.

Com efeito, não obstante a clareza do art. 34 do Estatuto do Idoso, que tem aplicação analógica no presente caso, infere-se do conjunto do ato n

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.