Modelo de Pedido de reconsideração. Nova perícia. Desnecessidade de análise de todas patologias na via administrativa. Pretensão resistida.

Última atualização: 23 de julho de 2019

A petição solicita a reconsideração da decisão que indeferiu o pedido de nova perícia médica com especialista em gastrologia. Argumenta-se que, pela teoria da primazia do acertamento, o importante é definir a relação jurídica de proteção social, não investigar se um fato foi apreciado pela Administração Pública. Destaca-se que a perícia administrativa é unilateral e que encerrar o processo por falta de pretensão resistida prioriza a burocracia sobre o direito material. Cita-se jurisprudência que dispensa o esgotamento da via administrativa para ações previdenciárias e entendimentos do TRF4 de que o indeferimento do benefício já caracteriza pretensão resistida. Argumenta-se que o fato gerador das prestações por incapacidade é o impedimento laboral, não uma doença específica.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITÍSSIMO JUÍZO DA ${informacao_generica}ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}

 

${cliente_nomecompleto}, já devidamente qualificada nos autos do presente processo, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, por meio de seus procuradores, dizer e requerer o que segue:

Com a devida vênia a decisão proferida por V. Excelência, que indeferiu o pedido de realização de nova perícia médica com especialista em gastrologia, sob a justificativa de que a Segurada não apresentou, na esfera administrativa, atestados que comprovem a enfermidade suscitada no INSS, importante tecer alguns esclarecimentos.

Na perspectiva da teoria primazia do acertamento, desde que prestada a tutela administrativa e analisado o direito previdenciário reivindicado em juízo, abre-se espaço para a atuação jurisdicional de definição da relação jurídica de proteção social. O que importa, nessa perspectiva, é definir a relação jurídica de proteção social e não investigar se uma determinada circunstância fática foi ou não apreciada originariamente pela Administração Pública.

Ademais, relevante referir que a perícia administrativa é procedimento UNILATERAL, onde os segurados não possuem a possibilidade de elencar suas doenças incapacitantes, ao passo que estaria a Autora se beneficiando da própria torpeza ao fazer omissões nos laudos administrativos.

Nesse sentido, encerrar precocemente um processo judicial por mera “falta de pretensão resistida em relação a determinada doença” é priorizar a burocracia processual ao direito material. O processo civil deve servir para concretizar direitos fundamentais e sobrelevar o direito material, e não para criar óbices ao acesso a direitos, tendo o n

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.