Modelo de Petição inicial. Aposentadoria especial de professora. Contagem de tempo comum para pontuação. Não incidência do fator previdenciário.

Última atualização: 29 de novembro de 2019

A petição apresenta uma ação previdenciária de concessão de aposentadoria especial de professor contra o INSS. A autora, com mais de 25 anos de serviço como professora, teve seu pedido negado administrativamente. Alega-se que ela possui tempo de contribuição suficiente para a aposentadoria especial, incluindo períodos não reconhecidos pelo INSS. A ação busca o reconhecimento do tempo de serviço entre datas específicas, a concessão do benefício desde o requerimento administrativo, e o pagamento das prestações atrasadas. Argumenta-se sobre a possibilidade de utilizar tempo de contribuição comum para a contagem de pontos. Solicita-se a não realização de audiência de conciliação, a concessão de gratuidade da justiça, e a produção de provas. Pede-se ainda a concessão de tutela provisória satisfativa para implantação imediata do benefício.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITÍSSIMO JUÍZO DA VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${PROCESSO_CIDADE}

  

${cliente_nomecompleto}, professora, ${cliente_qualificacao} , cadastrada eletronicamente, vem, com o devido respeito, por meio de seus procuradores, perante Vossa Excelência, propor

 AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE CONCESSÃO DE APOSENTADORIA ESPECIAL DE PROFESSOR

em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

 

I – SÍNTESE DOS FATOS

 A Autora, conta atualmente com mais de 25 anos de tempo de serviço como professor de educação infantil e ensino fundamental e médio. O quadro abaixo mostra de forma objetiva as profissões desenvolvidas e o tempo de contribuição:

${calculo_vinculos}

A despeito da existência de todos os requisitos ensejadores do benefício de aposentadoria especial de professora, a Autora, em via administrativa, teve seu pedido indevidamente negado, sob a justificativa infundada de “falta tempo de contribuição”.

Tal decisão indevida motiva a presente demanda.

 II – FUNDAMENTOS JURÍDICOS

A antiga redação do § 8º do art. 201 da Constituição Federal prevê a concessão da aposentadoria especial para a professora com redução do tempo de contribuição em 05 anos para o segurado que comprove o exercício da atividade de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio:

 

Art. 201.

(...)

§7º É assegurada aposentadoria no regime geral de previdência social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condições:

I - trinta e cinco anos de contribuição, se homem, e trinta anos de contribuição, se mulher;

(...)

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.