Petição inicial. Revisão. Aposentadoria por tempo de contribuição do professor. Cômputo de tempo diferenciado para professora. Art. 9º, §2º, da EC 20/98. Soma integral dos salários-de-contribuição concomitantes.

Publicado em: 11/03/2020, 21:06:38Atualizado em: 29/03/2023, 01:15:19

Petição inicial de revisão de aposentadoria por tempo de contribuição para professor, nos termos do art. 9º, §2º, da EC 20/98. Soma integral dos salários-de-contribuição concomitantes.

O Prev já ajudou mais de 90 mil advogados.Tenha acesso a mais de 3 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITÍSSIMO JUÍZO DA VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}  

                                                        

${cliente_nomecompleto}, já cadastrado eletronicamente, vem, com o devido respeito, perante Vossa Excelência, por meio de seus procuradores, propor

REVISÃO DE APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR

em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

 

I - DOS FATOS

 A Autora, nascida em ${informacao_generica}, possui ${cliente_idade} anos de idade e conta atualmente com mais de ${informacao_generica} anos de tempo de serviço como professora. O quadro abaixo mostra de forma objetiva as profissões desenvolvidas e o tempo de contribuição:

${calculo_vinculos}

No ponto, uma vez que a Requerente filiou-se ao Regime Geral de Previdência Social antes da Emenda Constitucional 20/1998, faz jus ao cômputo diferenciado de tempo de serviço, previsto no art. 9º, §2º, do referido diploma legal.

Nesse sentido, a Autora requereu o benefício administrativamente, pelo que teve seu pedido indeferido pelo INSS.

Tal decisão indevida motiva a presente demanda.

II - DO DIREITO

O § 8º do art. 201 da Constituição Federal prevê a concessão da aposentadoria especial para o professor com redução do tempo de contribuição em 05 anos para o segurado que comprove o exercício da atividade de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio:

 

Art. 201.

(...)

§7º É assegurada aposentadoria no regime geral de previdência social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condições:

I - trinta e cinco anos de contribuição, se homem, e trinta anos de contribuição, se mulher;

(...)

§8º - Os requisitos a que se refere o inciso I do parágrafo anterior serão reduzidos em cincos anos, para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio.

Para aqueles que se filiaram ao RGPS antes da Emenda Constitucional 20/98, porém, o art. 9º, §2º, desta Lei estipula possibilidade de que cômputo diferenciado de tempo de serviço para professores. Veja-se:

Art. 9º - Observado o disposto no art. 4º desta Emenda e ressalvado o direito de opção a aposentadoria pelas normas por ela estabelecidas para o regime geral de previdência social, é assegurado o direito à aposentadoria ao segurado que se tenha filiado ao regime geral de previdência social, até a data de publicação desta Emenda, quando, cumulativamente, atender aos seguintes requisitos:

I - contar com cinqüenta e três anos de idade, se homem, e quarenta e oito anos de idade, se mulher; e

II - contar tempo de contribuição igual, no mínimo, à soma de:

a) trinta e cinco anos, se homem, e trinta anos, se mulher; e

b) um período adicional de contribuição equivalente a vinte por cento do tempo que, na data da publicação desta Emenda, faltaria para atingir o limite de tempo constante da alínea anterior.

(...) § 2º - O professor que, até a data da publicação desta Emenda, tenha exercido atividade de magistério e que opte por aposentar-se na forma do disposto no "caput", terá o tempo de serviço exercido até a publicação desta Emenda contado com o acréscimo de dezessete por cento, se homem, e de vinte por cento, se mulher, desde que se aposente, exclusivamente, com tempo de efetivo exercício de atividade de magistério.

No caso em tela, verifica-se que a Autora implementou o requisito etário em ${informacao_generica}.

Quanto ao tempo de contribuição conforme se demonstrará a seguir, a Autora possui um total de ${calculo_tempocontribuicao} de tempo de contribuição prestados na qualidade de professora de ensino infantil e ensino fundamental e médio, de modo que é devida a concessão da aposentadoria.

 DA COMPROVAÇÃO DO TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO E EXERCÍCIO DE MAGISTÉRIO

A Autora foi contratada pela Universidade Federal de ${informacao_generica}em ${data_generica}, para atuar como professora em sala de aula lecionando para o ensino superior, no curso de ${informacao_generica}, pelo período de ${informacao_generica}

Entretanto, o INSS somente reconheceu como tempo de contribuição para a parte Autora o período posterior a ${data_generica}, sob o argumento de que não é possível o cômputo do período como professor de ensino superior para fins de aposentadoria especial do professor.

Todavia, a jurisprudência tem sido pacífica no sentido de admitir o tempo de exercício da atividade de magistério em ensino superior, quando anterior à EC 20/1998, pois somente a partir deste nosso regramento é que foi criada a forma especial de aposentadoria para os professores de ensino básico, fundamental e médio. Veja-se:

PR

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 70 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.

Embargos de Declaração09/11/2021

Embargos de declaração. Omissão quanto ao IRDR 12 do TRF4. Presunção absoluta de miserabilidade. Renda per capta inferior ao limite legal.

Veja mais
Petições Iniciais04/09/2019

Petição Inicial. Aposentadoria por Idade Rural. Possibilidade de cumulação com pensão por morte superior ao salário mínimo

Veja mais
Recurso de Apelação31/05/2021

Recurso de apelação. Aposentadoria por idade rural. Cômputo de auxílio-doença intercalado para fins de carência. Tema 1.125, STF.

Veja mais
Réplicas07/01/2021

Réplica. Aposentadoria Especial. Período posterior à vigência do Decreto n° 2.172/97.

Veja mais
Contrarrazões31/05/2021

Contrarrazões. Aposentadoria por invalidez. Incapacidade permanente. Análise das condições pessoais. Contribuinte individual que presta serviço como pedreiro.

Veja mais
Petições Iniciais10/12/2019

Petição inicial. Salário-maternidade. Inaplicabilidade do prazo decadencial previsto pela MP 871/2019. Nascimento anterior à edição da MP.

Veja mais