MERITÍSSIMO JUÍZO DA
Modelo de Petição inicial. Benefício assistencial (LOAS). Pessoa com deficiência. Sequelas graves de COVID-19.
Modelos de Pessoa com deficiência
Modelos de Benefício Assistencial
Modelos de Pessoa com Deficiência
Modelos de Sequelas de COVID-19
Modelos de Vulnerabilidade socioeconômica
Concessão de Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência
Sequelas graves de COVID-19 como impedimento de longo prazo
Vulnerabilidade socioeconômica e renda familiar insuficiente
Exclusão de benefício previdenciário de idoso no cálculo da renda per capita
19Modelo de petição inicial de concessão de benefício assistencial à pessoa com deficiência. A Parte Autora possui sequelas graves do Covid-19, as quais, em associação com as demais patologias, permitem enquadra-la como pessoa com deficiência. Apresentados precedentes do TRF4. Ainda, a Parte Autora vive em situação de risco social, haja vista não possuir renda e seu núcleo familiar viver de renda esporádica e ínfima, presumindo absolutamente a miserabilidade, conforme Tema 185 do STJ e IRDR12 do TRF4. Além disso, possibilidade de exclusão da renda de idoso no salário-mínimo, conforme Tema 27 do STF. Requer a tramitação preferencial; a realização de perícia médica; a procedência do pedido, com a concessão do benefício desde o requerimento e o pagamento das parcelas atrasadas e a concessão da tutela de urgência. Ainda, apresenta quesitos para perícia. Para melhor compreensão, explica-se que o benefício assistencial é o benefício no valor de um salário-mínimo, concedido às pessoas com deficiência ou a idosos com mais de 65 anos e que não tenham condições de se sustentar ou de ser sustentado pela família. Para ter direito, deve comprovar a deficiência (ou a limitação de longo prazo) ou a idade, e a miserabilidade, que pela lei é presumida quando inferior a 1/4 do salário-mínimo. No caso, a deficiência se configura por quadro pós-covid19, que gera limitação de longo prazo. E a miserabilidade é comprovada pela ausência de renda formal e habitual do núcleo familiar, já que apenas dois filhos recebem renda esporádica e a genitora recebe benefício de salário-mínimo, que é excluído da renda. Há entendimentos jurisprudenciais e legais que permitem o reconhecimento do direito ao benefício.
O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.
Veja os planosA petição completa está disponível apenas para assinantes.
1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.
ASSINE O PREV E CONTINUE LENDOAlém de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!
Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis
Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso
Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.
O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.