Modelo de Petição inicial. Benefício Assistencial de Prestação Continuada à pessoa com deficiência. BPC/LOAS. Menor incapaz. Cegueira monocular. Renda eventual e informal. Quesitos.

Última atualização: 04 de julho de 2024

Modelo de petição inicial de ação previdenciária para concessão de benefício assistencial. Menor incapaz, possui cegueira monocular e outras complicações decorrentes de atropelamento. Demonstrada a deficiência e a miserabilidade familiar, em razão da renda eventual e informal. Alega-se que a Parte Autora preenche os requisitos legais, sendo indevido o indeferimento administrativo. Requer-se tutela de urgência, produção de provas periciais e julgamento procedente, com condenação do INSS ao pagamento do benefício. Explica-se que o benefício assistencial é devido a pessoa com deficiência ou idosa com mais de 65 anos, que não consiga prover pelo seu próprio sustento ou tê-lo provido pelo núcleo familiar (art. 20 da Lei 8.742/93. Para ter direito, portanto, deve-se comprovar a deficiência ou a idade, bem como que a renda per capita da família seja de até 1/4 do salário-mínimo, salvo exceções. No caso do modelo, o INSS não reconheceu nenhum dos requisitos. No entanto, a deficiência é presumida em razão da Lei 14.126/21, que reconheceu a visão monocular como deficiência sensorial, bem como a renda considerada se tratava de renda informal, a qual não pode ser entendida como renda fixa e constar como renda do núcleo familiar (cita precedente do TRF4).

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITISSIMO JUIZO FEDERAL DA ${informacao_generica} VARA FEDERAL DA chSUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}

 

${cliente_nomecompleto}, menor incapaz, neste ato representado pelo seu genitor, Sr. ${cliente_nomecompleto}, ambos cadastrados eletronicamentes, vem, com o devido respeito, perante Vossa Excelência, por meio de seu procurador constituído, ajuizar

AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIO ASSISTENCIAL

em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

 

I -  DOS FATOS

A parte Autora, menor incapaz, em ${data_generica}, foi atropelada, restando com traumas faciais, bem como cegueira monocular e outras complicações, patologias que lhe impõem diversas limitações e impedimentos, não conseguindo desempenhar suas atividades em igualdade de condições com as demais pessoas da sua faixa etária. 

Aliado a isso, denota-se que a Parte Autora e sua família vivem em uma situação de vulnerabilidade social, onde a renda total não é capaz de prover algumas necessidades básicas do grupo familiar. Logo, a Parte Autora, por óbvio, não tem condições de prover pelo seu próprio sustento, nem de tê-lo provido pelo núcleo familiar. 

Em razão desta situação, em ${data_generica}, requereu o benefício assistencial à pessoa com deficiência, registrado sob o nº ${informacao_generica}, o qual foi indeferido, sob a justificativa de que a renda per capita seria superior ao tolerado, bem como que não teria sido comprovado o impedimento de longo prazo (não enquadramento no artigo 20, §§ 3º e 10 da Lei 8.742/93

Ocorre que tal motivação não procede, pois restou demonstrado pela documentação médica o preenchimento do requisito da deficiência, além de ser facilmente verificada em exame clínico. Quanto ao requisito da miserabilidade, também restará comprovado pelos documentos anexados, em especial o cadastro único. 

Por esses motivos, os argumentos da Autarquia não merecem prosperar, ensejando o presente processo.

Síntese sobre a condição pessoal do Autor:

 1. Enfermidades Cegueira em um olho, traumatismo facial e da órbita ocular.
 2. Limitações decorrentes das moléstias Obstrução da participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
 3. Grupo familiar ${informacao_generica}  
 4. Renda per capita Em torno de R$ ${informacao_generica}  

Dados sobre o requerimento administrativo:

 1. Número do benefício  ${informacao_generica}  
 2. Data do requerimento  ${data_generica}  
 3. Razão do indeferimento

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.