Modelo de Petição inicial - concessão de aposentadoria por idade - cancelamento de benefício assistencial (LOAS)

Publicado em: 11/02/2014, 09:40:52Atualizado em: 13/06/2024, 17:32:09

Modelo de petição inicial de concessão de aposentadoria por idade com a conversão de benefício assistencial. O Autor recebia benefício assistencial mas na data do pedido administrativo já preenchia o direito ao benefício de aposentadoria por idade pela regra do direito adquirido, sendo o benefício mais vantajoso. Postula a aplicação do princípio da fungibilidade, pelo dever de orientação e de concessão do melhor benefício do INSS. Precedentes judiciais. Requer o benefício desde a DIB do benefício assistencial, retroagindo, inclusive, os efeitos financeiro. Requer a procedência dos pedidos, a prioridade de tramitação, a gratuidade da justiça e a concessão da tutela de urgência. O benefício de aposentadoria por idade, pela regra do direito adquirido, é devido quando o segurado homem atingir 65 anos e a segurada mulher, 60 anos, e cumprirem o tempo mínimo de carência, que é de 180 meses. A renda do benefício é calculada com base na média das contribuições, aplicando-se o coeficiente de 70%, +1% por grupo de doze contribuições. Já o benefício assistencial é devido ao idoso com 65 anos ou mais, que não possuir condições de prover pelo seu sustento. Isto e, a renda do grupo familiar deve ser igual ou inferior a 1/4 do salário-mínimo vigente. Este benefício tem o valor de um salário-mínimo e não há pagamento de 13º. Ambos podem ser analisados pelo INSS em razão do requisito etário, aplicando-se a fungibilidade, que é o fundamento do presente modelo.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITISSIMO JUIZO FEDERAL DA ${informacao_generica} VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}

COM PEDIDO DE TRAMITAÇÃO PREFERENCIAL

 

${cliente_nomecompleto}, já cadastrado eletronicamente, vem, com o devido respeito, por meio de seus procuradores, perante Vossa Excelência, propor

AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE CONCESSÃO DE APOSENTADORIA POR IDADE

 em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos:

 I - DOS FATOS

A Parte Autora, contando atualmente com ${cliente_idade} anos de idade, filiou-se à Previdência Social em ${data_generica}, sendo que desde então registrou diversos vínculos empregatício, mantendo-se assim até o presente. 

A tabela a seguir demonstra de forma objetiva estes períodos:

${calculo_vinculos_resultado}

No dia ${data_generica}, após solicitação, o INSS concedeu ao Autor o benefício assistencial nº ${informacao_generica}, mesmo já estando presentes todos os requisitos necessários para a aposentadoria por idade, não observando o melhor benefício.

Tal decisão indevida motiva a presente demanda.

II - DO DIREITO

O benefício previdenciário de aposentadoria por idade está previsto na Constituição Federal, no artigo 201, inciso I, que garante o atendimento às pessoas em idade avançada. 

Até novembro de 2019, para ter direito ao benefício, conforme artigo 48 da Lei 8.213/91, era necessário que os homens cumprissem 65 anos de idade e 180 meses de carência. Já as mulheres, 60 anos de idade e também 180 meses de carência.

No entanto, com a entrada em vigor da Emenda Constitucional n.º 103/2019, a aposentadoria por idade sofreu alterações significativas em suas regras, ampliando a idade mínima necessária e passando a exigir não mais a carência, mas o tempo de contribuição. 

Atualmente, para quem se filiou após 2019, para ter direito à aposentadoria por idade, é necessário o implemento de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres. Além disso, precisam cumprir o tempo mínimo de contribuição, que é de 15 anos para mulheres e 20 anos para os homens. 

Contudo, como em todas as alterações legislativas significativas, a EC103/19 também trouxe regras de transição, a fim de amenizar as frustrações pela expectativa do direito. Sendo assim, para aposentadoria por idade, temos duas situações possíveis. 

A primeira beneficia os homens e permite a concessão do benefício quando implementados os 65 anos de idade e 15 anos de tempo de contribuição. Para fazer jus a esta regra, basta implementar os requisitos e já estar filiado ao RGPS antes de novembro de 2019. 

A segunda beneficia as mulheres, pois permite a concessão do benefício com idade inferior a 62 anos. É a chamada regra de transição da idade mínima progressiva. Para melhor entender as duas situações, perceba-se o teor do art. 18 da EC 103/2019:

Art. 18. O segurado de que trata o inciso I do § 7º do art. 201 da Constituição Federal filiado ao Regime Geral de Previdência Social até a data de entrada em vigor desta Emenda Constitucional poderá aposentar-se quando preencher, cumulativamente, os seguintes requisitos:

I – 60 (sessenta) anos de idade, se mulher, e 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem; e

 II – 15 (quinze) anos de contribuição, para ambos os sexos.

1º A partir de 1º de janeiro de 2020, a idade de 60 (sessenta) anos da mulher, prevista no inciso I do caput, será acrescida em 6 (seis) meses a cada ano, até atingir 62 (sessenta e dois) anos de idade.

2º O valor da aposentadoria de que trata este artigo será apurado na forma da lei.

No presente caso, o autor filiou-se ao RGPS em ${data_generica} (antes da vigência da EC 103/2019), podendo valer-se das regras de direito adquirido ou da regra transição transcritas acima. Dito isso, considerando que implementou o requisito etário em ${data_generica}, é de ser aplicada a regra do direito adquirido, mais benéfica, para a qual necessita a comprovação da carência.

Sobre tal requisito, para atingir o direito ao benefício é necessário comprovar o recolhimento de 180 meses de contribuições, o que restou comprovado, haja vista que pelo extrato CNIS, a Parte Autora teria trabalhado mais de ${calculo_vinculos_resultado} anos de tempo de contribuição, o que equivale a ${calculo_carencia}  meses de carência. 

Assim, é de ser reconhecido o direito ao benefício de aposentadoria por idade requerido. 

III - DOS EFEITOS FINANCEIROS DA APOSENTADORIA POR IDADE E A FUNGIBILIDADE COM O BENEFÍCIO REQUERIDO ADMINISTRATIVAMENTE

A Parte Autora buscou o INSS visando a concessão de benefício previdenciário tendo em vista sua idade avançada, sendo deferido o benefício assistencial ao idoso.

Ocorre que na data em que o Autor postulou o benefício junto ao INSS  já estavam preenchidos todos os requisitos necessários para a aposentadoria por idade.

É importante destacar que o benefício assistencial foi requisitado sem o auxílio de advogado, mostrando-se clara a condição de hipossuficiência do trabalhador frente ao INSS.

Este fato evidencia o dever da Autarquia de orientar sobre o melhor benefício possível e os requisitos necessários para a concessão. Vejamos como se manifestou o Tribunal Regional Federal da 4ª Região sobre esta questão:

 

EMENTA: PREVIDENCIÁRIO. BENEFÍCIO ASSISTENCIAL.  APOSENTADORIA POR IDADE HÍBRIDA. PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE. QUALIDADE DE SEGURADO E CARÊNCIA. REQUISITOS. PREENCHIMENTO. INÍCIO DOS EFEITOS FINANCEIROS. IMPLANTAÇÃO DO BENEFÍCIO. TUTELA ESPECÍFICA. CONFIRMAÇÃO. 1. A data de início do benefício corresponde àquela em que o segurado exercitou seu direito à inativação, se já havia o direito adquirido, pois incorporado ao seu patrimônio jurídico. 2. Preenchidos, na DER, os requisitos legais, deve ser reconhecido o direito ao benefício da aposentadoria por idade desde então, respeitada a prescrição quinquenal. 3. Havendo fungibilidade entre os benefícios de aposentadoria por idade e de amparo

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.

Embargos de Declaração09/11/2021

Embargos de declaração. Omissão quanto ao IRDR 12 do TRF4 e Tema 185 do STJ . Presunção absoluta de miserabilidade. Renda per capta inferior ao limite legal.

Veja mais
Petições Iniciais04/09/2019

Petição Inicial. Aposentadoria por Idade Rural. Possibilidade de cumulação com pensão por morte superior ao salário mínimo

Veja mais
Recurso de Apelação31/05/2021

Recurso de apelação. Aposentadoria por idade rural. Cômputo de auxílio-doença intercalado para fins de carência. Tema 1.125, STF.

Veja mais
Réplicas07/01/2021

Réplica. Aposentadoria Especial. Período posterior à vigência do Decreto n° 2.172/97.

Veja mais
Contrarrazões31/05/2021

Contrarrazões. Aposentadoria por invalidez. Incapacidade permanente. Análise das condições pessoais. Contribuinte individual que presta serviço como pedreiro.

Veja mais
Petições Iniciais10/12/2019

Petição inicial. Salário-maternidade. Inaplicabilidade do prazo decadencial previsto pela MP 871/2019. Nascimento anterior à edição da MP.

Veja mais