Modelo de Petição inicial. Reclamação. IRDR 12 do TRF4. Renda per capita inferior a 1/4 do salário mínimo. Presunção absoluta de miserabilidade

Última atualização: 09 de dezembro de 2019

A petição apresenta uma Reclamação com pedido liminar impetrada por um cliente contra decisão da Turma Recursal que contrariou decisão do TRF4 em IRDR. O autor ajuizou ação de concessão de benefício assistencial negado pelo INSS, obtendo sentença favorável em primeira instância. A Turma Recursal, ao julgar recurso do INSS, entendeu não haver situação de necessidade econômica para concessão do BPC, ignorando a tese do IRDR nº 12 do TRF4 sobre presunção de miserabilidade. O reclamante alega descumprimento da decisão de suspensão dos processos relacionados ao tema, proferida pelo relator do IRDR. Pede-se liminarmente o sobrestamento do processo para impedir seu trânsito em julgado, e no mérito a cassação da decisão da Turma Recursal para aplicar a suspensão determinada no IRDR.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) DESEMBARGADOR(A) FEDERAL PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO

 

${cliente_nomecompleto}, já cadastrado eletronicamente, vem, com o devido respeito, por meio de seu procurador, perante Vossa Excelência, com fundamento no art. 988 do CPC, impetrar a presente

RECLAMAÇÃO COM PEDIDO LIMINAR

em face da decisão proferida pela ${informacao_generica}ª Turma Recursal do ${processo_estado}, que nos autos do processo nº ${processo_numero_2o_grau}, contrariou a decisão proferida por este tribunal no IRDR nº 5013036-79.2017.4.04.0000, pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

I – DOS FATOS

A Parte Autora ajuizou ação de concessão de benefício assistencial, considerando a negativa na esfera administrativa pelo INSS.

O feito fora julgado procedente em primeiro grau, concedendo o benefício de assistencial à Parte Autora.

Nesse sentido, interposto recurso inominado pelo INSS, a ${informacao_generica}ª Turma Recursal do ${processo_estado} entendeu que o conjunto probatório afastaria a situação de necessidade econômica que ensejaria a concessão do BPC.

Ocorre que no referido processo, se discute a possibilidade de aplicação da tese proferida no IRDR nº 12 deste TRF/4, que versa sobre a presunção absoluta de miserabilidade em relação ao limite objetivo do art. 20, § 3º da LOAS.

Nesse sentido, tendo sido proferida decisão pelo Desembargador Relator do referido IRDR, no sentido de que fossem suspensos os processos atinentes ao tema, postulou-se que fosse sobrestado o pro

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.