Modelo de Recurso administrativo. Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Atividade especial. Cobrador de ônibus. Auxiliar gráfico. Empresa baixada.

Última atualização: 30 de março de 2023

O recurso ordinário interposto pelo segurado ${cliente_nomecompleto} contesta o indeferimento de seu pedido de aposentadoria por tempo de contribuição. O recorrente alega que o INSS não considerou adequadamente os períodos de atividade especial de ${data_generica} e ${data_generica}, nos quais trabalhou como cobrador de ônibus, auxiliar gráfico e impressor. Argumenta-se que é cabível o enquadramento por categoria profissional para o período como cobrador, conforme Decreto 53.831/64. Para os períodos na gráfica, solicita-se aferição indireta das condições de trabalho, já que a empresa encerrou suas atividades. Apresenta-se PPP de ex-colega como evidência. O recurso também aborda a ineficácia dos EPIs e apresenta cálculos demonstrando que o segurado cumpre os requisitos para aposentadoria. Pede-se o reconhecimento do tempo especial, a conversão em tempo comum e a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

ILUSTRÍSSIMOS SENHORES CONSELHEIROS DA JUNTA DE RECURSOS DO CONSELHO DE RECURSOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

  

NB 42/${informacao_generica}

 

${cliente_nomecompleto}, maior, ${informacao_generica}, operador gráfico, inscrito no CPF sob o n° ${cliente_cpf}, residente e domiciliado em ${processo_cidade}, vem, por meio de seus procuradores, com fulcro no art. 537 da IN 77/2015, interpor o presente RECURSO ORDINÁRIO:

 

No dia ${data_generica}, o Recorrente elaborou requerimento de aposentadoria por tempo de contribuição, a partir do reconhecimento da especialidade dos interregnos de ${data_generica} e de ${data_generica}, nos quais laborou como cobrador de ônibus, auxiliar gráfico e impressor.

O requerimento do Segurado foi indeferido, sob a justificativa de falta de tempo de contribuição. No parecer da atividade especial, o Perito do INSS analisou somente a atividade especial de ${data_generica}, não enquadrando sob a justificativa de que os agentes indicados no PPP não se encontram arrolados na legislação previdenciária.

Com a devida vênia, vislumbra-se que a análise da Autarquia Previdenciária foi equivocada, isso porque deixou de atentar para a possibilidade de enquadramento por categoria profissional na época, bem como os outros documentos apresentados, especialmente diante da baixa de uma das empresas.

Sendo assim, passa-se à análise detalhada das razões pelas quais a decisão deve ser revista.

 DA COMPROVAÇÃO DA ATIVIDADE ESPECIAL – CASO CONCRETO

Período: ${data_generica}

Empresa: ${informacao_generica}

Cargo: Cobrador

No período em apreço, o Segurado desenvolveu o ofício de cobrador de ônibus de transporte coletivo urbano, conforme regular anotação em sua CTPS (fl. ${informacao_generica}):

[IMAGEM]

Outrossim, registre-se que a empresa contratante inicialmente era a ${informacao_generica}. Porém, em ${data_generica}, o Requerente foi transferido para a empresa ${informacao_generica}., em virtude de cisão parcial entre as mesmas (fl. ${informacao_generica}).

O formulário PPP assim indica (fls. ${informacao_generica}):

[IMAGEM]

Desta forma, é cabível o enquadramento da atividade desenvolvida por CATEGORIA PROFISSIONAL, de acordo com o item 2.4.4 do Decreto 53.831/64, in verbis:

Registre-se, ainda, que Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) aprovou a Súmula 75, com a seguinte redação:

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em relação à qual não se aponta defeito formal que lhe comprometa a fidedignidade goza de presunção relativa de veracidade, formando prova suficiente de tempo de serviço para fins previdenciários, ainda que a anotação de vínculo de emprego não conste no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.