Modelo de Réplica. Revisão da Vida Toda.

Última atualização: 03 de março de 2022

O resumo da petição é o seguinte: Trata-se de processo previdenciário de revisão do cálculo da RMI de benefício por idade, julgado procedente para que o INSS recalcule o salário-de-benefício usando a média dos 80% maiores salários de contribuição de todo o período contributivo. O INSS alega constitucionalidade do art. 3º da Lei 9.876/99, mas o autor argumenta que, mesmo constitucional, essa é uma norma de transição que só deve ser aplicada se beneficiar o segurado. Defende-se o direito de opção pela regra permanente (art. 29, I, Lei 8.213/91) quando mais favorável, baseando-se no princípio da proporcionalidade entre custeio e benefício. Cita-se decisão recente do STF (Tema 1.102) que reconhece esse direito de opção. O autor requer o prosseguimento do feito e julgamento procedente dos pedidos iniciais.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITÍSSIMO JUÍZO DA

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.