Requerimento administrativo. Concessão de pensão por morte. Companheiro. União Estável. Segurada facultativa. Benefício vitalício

Requerimento Administrativo

Pensão por morte

Publicado em: 07/10/2015, 20:56:08Atualizado em: 24/04/2024, 19:58:43

Requerimento administrativo para concessão de pensão por morte para companheiro. O requerente comprova a união estável com a instituidora por mais de dois anos. Apresenta documentos que comprovam a qualidade de segurado da falecida, que contribuía como facultativa na data do óbito. Requer o benefício vitalício. Ainda, postula a produção de provas e, se necessário, justificação administrativa para comprovação da união estável.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

AO ILMO(A). SR(A). GERENTE EXECUTIVO(A) DA AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DE ${processo_cidade}

 

${cliente_nomecompleto}, ${cliente_qualificacao}, residente e domiciliado nesta cidade, vem, por meio de seus procuradores, requerer a concessão de

PENSÃO POR MORTE

pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos:

 O direito à pensão por morte encontra-se consolidado no artigo 74 e ss da Lei 8.213/91 e no artigo 365 e ss da IN128/22, e é concedido as dependentes da pessoa falecida. Para ter direito ao benefício é necessário comprovar os seguintes requisitos: a) o óbito; b) a qualidade de segurado do instituidor; c) a condição de dependência. 

DO ÓBITO

No presente caso, o requerente postula o benefício em face do óbito da Sra. ${informacao_generica}, ocorrido em ${data_generica}, consoante se deprende da certidão de óbito anexada junto a este requerimento, preenchendo o primeiro requisito. 

DA QUALIDADE DE SEGURADO:

Quanto ao requisito da qualidade de segurado, cumpre assinalar que a instituidora era segurada do INSS, tendo nutrido alguns contratos de trabalho ao longo de sua vida. Contribuiu à Previdência Social no ano de ${data_generica}, tendo a última contribuição realizada no mês de ${data_generica}, na qualidade de segurada facultativa de baixa renda (código 1929, conforme cópia da GPS anexa).

Logo, na data de seu falecimento, inegavelmente a Sra. ${informacao_generica} persistia segurada do INSS, contribuindo regularmente no período imediatamente anterior ao óbito.

No que consta a carência, esta é dispensada para o benefício de pensão por morte, não sendo necessária a comprovação de período mínimo contributivo.

DA CONDIÇÃO DE DEPENDENTE - UNIÃO ESTÁVEL

No que tange à dependência, o artigo 16 da Lei 8.213/91 e o artigo 178 da IN128/22 indicam quem pode ser considerado dependente, estando dentre eles a figura do companheiro, como se observa do inciso I de ambos os artigos suprarreferidos. 

Dito isso, importa relatar que o requerente e a falecida viviam em união estável desde ${data_generica}, convivendo de modo contínuo, duradouro e com o objetivo de constituir família até a data do óbtio, tanto é assim que possuem filhos em comum conforme certidões de nascimento anexos. 

No mais, há in&uacut

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.

Embargos de Declaração09/11/2021

Embargos de declaração. Omissão quanto ao IRDR 12 do TRF4. Presunção absoluta de miserabilidade. Renda per capta inferior ao limite legal.

Veja mais
Petições Iniciais04/09/2019

Petição Inicial. Aposentadoria por Idade Rural. Possibilidade de cumulação com pensão por morte superior ao salário mínimo

Veja mais
Recurso de Apelação31/05/2021

Recurso de apelação. Aposentadoria por idade rural. Cômputo de auxílio-doença intercalado para fins de carência. Tema 1.125, STF.

Veja mais
Réplicas07/01/2021

Réplica. Aposentadoria Especial. Período posterior à vigência do Decreto n° 2.172/97.

Veja mais
Contrarrazões31/05/2021

Contrarrazões. Aposentadoria por invalidez. Incapacidade permanente. Análise das condições pessoais. Contribuinte individual que presta serviço como pedreiro.

Veja mais
Petições Iniciais10/12/2019

Petição inicial. Salário-maternidade. Inaplicabilidade do prazo decadencial previsto pela MP 871/2019. Nascimento anterior à edição da MP.

Veja mais