Modelo de Requerimento administrativo de concessão de pensão por morte de companheiro. Rol de provas materiais conforme a IN 128/2022.

Última atualização: 19 de agosto de 2022

O requerente solicita a concessão de pensão por morte devido ao falecimento de sua companheira, com quem manteve união estável por muitos anos. Alega que o casal teve cinco filhos e apresenta documentos comprobatórios, incluindo certidões de nascimento e fotografias. Argumenta que preenche os requisitos legais: óbito da segurada, qualidade de segurado da falecida e condição de dependente do requerente. Destaca que a união estável é reconhecida pela Constituição Federal e que a dependência econômica é presumida. Solicita que o benefício seja concedido desde a data do óbito e de forma vitalícia, considerando a idade do requerente, o tempo de contribuição da falecida e a duração da união estável. Em caso de necessidade, pede a realização de justificação administrativa para complementar a prova testemunhal.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

AO(À) ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) GERENTE EXECUTIVO(A) DA AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DE ${processo_cidade}

 

 

${cliente_nomecompleto}, ${cliente_qualificacao}, residente e domiciliado em ${cliente_endereco}, vem, por meio de seus procuradores, requerer a concessão de PENSÃO POR MORTE, pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos:

 

 

I – DOS FATOS

O Requerente manteve união estável com a segurada do RGPS, Sra. ${informacao_generica} por longos anos, relacionamento que persistiu até a data do óbito da Sra. ${informacao_generica}, em ${data_generica}, conforme a certidão de óbito que acompanha o presente requerimento.

Consoante a documentação anexa, o casal nutriu relacionamento público, contínuo e duradouro, com o intuito de constituição familiar, do qual foram frutos os cinco filhos do casal, ${informacao_generica}, ${informacao_generica}, ${informacao_generica}, ${informacao_generica} e ${informacao_generica} (vide certidões de nascimento em anexo), os quais atualmente são maiores de idade.

Por tal razão, foi agendado requerimento de pensão por morte, amparado no artigo 74, inciso I, da Lei 8.213/91:

Art. 74. A pensão por morte será devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou não, a conta da data: (Redação dada pela Lei nº 9.528, de 1997)

I - do óbito, quando requerida até noventa dias depois deste;          (Incluído pela Lei nº 13.183, de 2015)

Com efeito, considerando que a concessão do benefício de pensão por morte depende da ocorrência do evento morte, da demonstração da qualidade de segurada da de cujus e da condição de dependente

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.