Modelo de Inicial - restabelecimento benefício assistencial ao idoso (LOAS) - cessado por haver dois registros civis

Última atualização: 18 de julho de 2019

O resumo da petição apresenta uma ação previdenciária de restabelecimento de benefício assistencial contra o INSS. O autor, idoso, teve seu benefício cessado por suposta fraude na comprovação de idade devido à existência de dois registros de identidade. Alega-se que o erro foi cometido pelo cartório e não pelo autor, que possui mais de 65 anos e preenche os requisitos para o benefício. A petição argumenta que o autor é hipossuficiente e necessita do benefício para seu sustento. Solicita-se a gratuidade da justiça, prioridade na tramitação, citação do INSS, produção de provas, antecipação de tutela e julgamento procedente para restabelecer o benefício, com pagamento das parcelas vencidas e vincendas. O valor da causa é calculado com base em 12 parcelas vincendas mais as vencidas.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL PREVIDENCIÁRIO DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}

 

${cliente_nomecompleto}, ${cliente_qualificacao}, já cadastrado eletronicamente, vem com o devido respeito e lisura perante Vossa Excelência, por meio de seus procuradores, propor

AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE RESTABELECIMENTO DE BENEFÍCIO ASSISTENCIAL

contra o INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

 

FATOS:

A parte Autora requereu, junto à Autarquia Previdenciária, a concessão de Benefício Assistencial que fora deferido administrativamente e, posteriormente, cessado por alegada concessão indevida.

Segundo as informações contidas no despacho inicial expedido pelo INSS e acostado aos autos, o Demandante teria usado de artifícios fraudulentos para fins de comprovar sua idade, visto que possui dois registros de identidade.

Ocorre que, não obstante a existência de dois registros em nome da parte Autora, é pertinente referir que, tal situação se deu unicamente por um erro cometido no Cartório de Registros da cidade de ${informacao_generica} e não por uma tentativa de ludibriar a Autarquia Previdenciária

Pertinente referir que, o Demandante não pode arcar com o ônus decorrente de um equívo

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.