Agravo de instrumento - majoração de honorários - trabalho em fase recursal - art. 85 do CPC

yoshiaki@previdenciarista.com

Publicado em: 10/05/2018 06:05 - Atualizado em: 19/03/2019 22:03

Agravo de instrumento que combate decisão em fase de cumprimento de sentença que fixou honorários em 10%. Postula a majoração considerando o trabalho em grau recursal na fase de conhecimento.

Faça como mais de 9.000 advogados e assine o Prev. Tenha acesso a mais de 2.000 petições no acervo.

veja os planos

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) DESEMBARGADOR(A) RELATOR(A) DA ____ª CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ${processo_estado}

Processo originário nº: ${informacao_generica}

 

${cliente_nomecompleto}, já devidamente qualificado nos autos do processo em epígrafe movida em face do ${informacao_generica}, também qualificado, vem, respeitosamente, perante Vossas Excelências, através de seus procuradores, interpor

AGRAVO DE INSTRUMENTO

com fulcro no artigo 1.015 e seguintes do Código de Processo Civil. Nessa conformidade, REQUER o recebimento e processamento do presente recurso por este Egrégio Tribunal, para que, ao final, seja dado provimento ao agravo. Por fim, deixa de juntar preparo por ser beneficiária da Gratuidade da Justiça (mantida nas fls. ${informacao_generica} do processo originário).

 

AGRAVANTE           : ${cliente_nomecompleto}

AGRAVADO             : ${informacao_generica}

JUÍZO DE ORIGEM  : VARA CÍVEL DE ${processo_cidade}

 

EGRÉGIO TRIBUNAL

                     DOUTOS JULGADORES

  

DO CABIMENTO

O Agravante interpõe o presente recurso em face da decisão interlocutória proferida na fase de cumprimento de sentença, a qual fixou os honorários em 10% sobre as parcelas vencidas até a prolação da sentença.

A esse respeito, o artigo 1.015, parágrafo único do CPC, estabelece que cabe agravo de instrumento contra decisões interlocutórias proferidas no cumprimento de sentença. Importante destacar que nesta fase do processo toda e qualquer decisão interlocutória é “agravável”, eis que o rol taxativo do 1.015 aplica-se apenas à fase de conhecimento.

Veja-se a lição de Fredie Didier Jr. e Leonardo Carneiro da Cunha, em sua obra de direito processual civil:

 

A lista taxativa de decisões agraváveis, contida no art. 1.015 do CPC, aplica-se apenas à fase de conhecimento. Na fase de liquidação de sentença, na de cumprimento de sentença, no processo de execução e no processo de inventário e partilha, toda e qualquer decisão interlocutória é agravável. Não há limitação. São atípicos os casos de decisões interlocutórias agraváveis, cabendo examinar, concretamente, se há interesse recursal[1].

Ainda, imperioso frisar que tanto a Parte Autora como o seu procurador possuem legitimidade ativa para discussão dos honorários sucumbenciais:

 

AGRAVO DE INSTRUMENTO. DECISAO MONOCRATICA. FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. ADMISSIVEL. ALEGAÇÃO DE ILEGITIMIDADE ATIVA E EXCESSO DE EXECUÇÃO. A PARTE VENCEDORA DA DEMANDA E SEU PROCURADOR POSSUEM LEGITIMIDADE CONCORRENTE PARA A EXECUÇÃO DOS HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA, ENTENDIMENTO CONSOLIDADO NO STJ. EXCESSO DE EXECUÇAO NÃO COMPROVADO. FALTA DE VERROSIMILHANÇA DAS ALEGAÇOES. COM FUNDAMENTO NO ART. 932 DO CPC/15, NEGO PROVIMENTO AO PRESENTE RECURSO. (Agravo de Instrumento Nº 70070119177, Décima Quinta Câmara C&iac

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

Teste grátis!Assine agora

Você também pode se interessar por:

Requerimento Administrativo

27/05/2019

Requerimento administrativo - Aposentadoria por tempo de contribuição - VIGILANTE - Periculosidade - Arma de fogo - Afasta fator previdenciário
  • Atividade Especial

Petições Iniciais

26/05/2019

Petição Inicial - restabelecimento de benefício por incapacidade (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente) com pedido de antecipação de tutela - atestado de saúde ocupacional apontando inaptidão - encaminhamento da segurada ao inss - greve do inss - necessidade urgente da obtenção do benefício
  • Incapacidade para o Trabalho

Petições Iniciais

26/05/2019

Inicial de concessão de pensão por morte - menor sob guarda - curador especial - tutela de evidência

    Incidente de Uniformização

    26/05/2019

    Incidente Nacional de Uniformização de Interpretação de Lei Federal. Aposentadoria por Idade Híbrida. Possibilidade de reconhecimento de tempo rural remoto.Tema 168 TNU. Decisão paradigma do STJ.
    • Trabalhador Rural

    Petições Iniciais

    26/05/2019

    Petição Inicial - Benefício Por Incapacidade (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente) - Segurado Especial Rural - Qualidade de Segurado - Contrato de Arrendamento Rural - Outra Fonte de Renda
    • Incapacidade para o Trabalho

    Petições Iniciais

    24/05/2019

    Petição inicial. Aposentadoria especial. Mecânico automotivo

      Assine o Prev e automatize cálculos e petições previdenciárias.

      a partir de

      R$ 89 / mêsTeste grátis!