Agravo interno - Revisão dos critérios de correção monetária do FGTS - Decisão que nega seguimento a Recurso Extraordinário - Repercussão Geral

Agravo Interno

Publicado em: 29/10/2018 06:00:44Atualizado em: 05/10/2020 17:24:07

Modelo de agravo interno que ataca decisão que nega seguimento a recurso extraordinário nos casos de revisão do critério de correção monetária das contas do FGTS. O modelo também traz fundamentação acerca da repercussão geral do Tema 787 e acerca da decisão proferida no Tema 810, ambos do STF.

O Prev já ajudou mais de 90 mil advogados.Tenha acesso a mais de 3 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXCELENTÍSSIMO(A) DESEMBARGADOR FEDERAL PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA ${informacao_generica} REGIÃO

Processo nº: ${processo_numero_1o_grau}  

${cliente_nomecompleto}, já devidamente qualificado nos autos do presente processo, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por meio de seus procuradores, inconformado com a decisão que inadmitiu preliminarmente o seguimento do Recurso Extraordinário, interpor AGRAVO INTERNO, nos termos do artigo 1.021 do Código de Processo Civil. Nessa conformidade, REQUER o recebimento do presente, para que seja reconsiderada a decisão de inadmissão, ou que, caso seja mantida a decisão, que sejam então encaminhados os autos ao respectivo órgão colegiado.

 

Nesses Termos;

Pede Deferimento.

${processo_cidade}, ${processo_hoje}.

${advogado_assinatura}  

AGRAVO

Processo nº : ${processo_numero_1o_grau}

Agravante  : ${cliente_nomecompleto}

Agravado    :  CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)

Após o julgamento improcedente da demanda em primeiro grau, no pedido de revisão do critério de correção monetária dos saldos da conta do FGTS, a parte Autora recorreu ao E. Tribunal Regional Federal da ${informacao_generica} Região, que, manteve a decisão de primeiro grau, improvendo o recurso interposto, com base na decisão proferida pelo STJ no REsp nº 1614874. Da decisão da Turma do TRF/${informacao_generica}, a Agravante interpôs o recurso extraordinário, que teve inadmitido o seguimento por decisão monocrática da Presidência do Tribunal, fundada em suposta ausência de Repercussão Geral da matéria, em análise de admissibilidade preliminar.

Assim, desta decisão negatória ao seguimento do recurso, o Agravante interpõe o presente, postulando que seja admitido o recurso e encaminhado para julgamento do mérito, a ser realizado pelo órgão colegiado.

DOS FUNDAMENTOS DE AGRAVO

O Agravante interpôs o recurso extraordinário, eis que a decisão da Turma do TRF/${informacao_generica} culmina em inconstitucionalidade, tornando imperativa a discussão da constitucionalidade do art. 13 da Lei 8.036/90 e do art. 17 da Lei 8.177/91.

O Presidente do TRF/${informacao_generica} ao analisar a matéria entendeu que o STF já teria reconhecido a inexistência de Repercussão Geral na matéria ao julgar o Tema 787.

Ocorre que a decisão proferida no Tema 787 (proferida em 11/12/2014), na qual supostamente afirmou-se não existir Repercussão Geral acerca da matéria que versa sobre a constitucionalidade da utilização da Taxa Referencial (TR) para correção dos saldos das contas do FGTS, não se mantém mais íntegra, seja ante ao firme posicionamento da atual jurisprudência dominante do STF, seja pelas alterações nas premissas fático-jurídicas acerca da matéria.

Observem, nobres julgadores, que a decisão do Tema 787 (ARE 848.240/RN) foi tomada por maioria, e com a premissa de que o STF “afirmou a legitimidade da Taxa Referencial (TR) como índice de atualização de obrigações”:

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 70 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.

Requerimento Administrativo22/10/2019

Requerimento administrativo. Aposentadoria pela regra do pedágio de 100%. Regra de transição da Reforma da Previdência. Art. 20, EC 103/2019.

Embargos de Declaração18/05/2021

Embargos de declaração. Aposentadoria por Invalidez. Contradição. Honorários sucumbenciais. Recorrente vencido.

Requerimento Administrativo25/11/2019

Requerimento administrativo. Aposentadoria especial de professora. Contagem de tempo comum para pontuação. Não incidência do fator previdenciário.

Requerimento Administrativo30/09/2020

Requerimento administrativo. Seguro defeso do pescador artesanal. Lei 10.779/2003.

Petições21/04/2021

Pedido de Reconsideração. Sobrestamento pelo Tema 1.083 do STJ

Requerimento Administrativo29/04/2021

Requerimento administrativo. Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Regra de transição. Pedágio 50%. Anotação só na CTPS. Empregado doméstico.