Modelo de Manifestação. Aposentadoria por idade urbana. Vínculos como empregada doméstica. Responsabilidade do empregador pelas contribuições

Última atualização: 31 de janeiro de 2019

O resumo da petição, com 700 caracteres, é: A autora solicita a concessão de aposentadoria por idade, indeferida administrativamente por falta de carência. Argumenta-se que períodos de trabalho como empregada doméstica não foram computados erroneamente. A contestação do INSS alega que esses períodos foram considerados como tempo de contribuição, mas não como carência. A petição rebate, afirmando que cabe ao empregador o recolhimento das contribuições previdenciárias de empregados domésticos. Cita-se jurisprudência do TRF4 que flexibiliza o artigo 27, II da Lei 8.213/91, computando para carência os períodos de trabalho doméstico anotados na carteira, mesmo sem recolhimento de todas as contribuições. Requer-se o julgamento procedente para concessão da aposentadoria por idade a partir da data do requerimento administrativo.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}

 

 

${cliente_nomecompleto}, já devidamente qualificado nos autos do presente processo, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, por meio de seus procuradores, dizer e requerer o que segue:

 

A Sra. ${cliente_nome} pleiteou junto à autarquia previdenciária o benefício de aposentadoria por idade em ${data_generica} (NB ${informacao_generica}). No entanto, a benesse foi indeferida sob a justificativa de falta de período de carência, pois o Autor laborou alguns períodos como empregada doméstica, lapsos que, equivocadamente, não foram computados.

Apresentada cópia do processo administrativo, a autarquia previdenciária apresentou contestação (Evento ${informacao_generica}). Em síntese, alegou que “o período de atividade doméstica, que não teve qualquer recolhimento nessa condição, foi computado como tempo de contribuição, mas não como carência”.

No que tange a alegação da parte ré, registre-se que cabe ao empregador o ônus do recolhimento das contribuições previdenciárias quando se tratar de empregado doméstico (segurado obrigat&o

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.