Modelo de Manifestação. Laudo pericial. Reiteração do pedido para utilizar prova emprestada. Processo anterior tramitou na Justiça Estadual

Última atualização: 14 de junho de 2024

Modelo de manifestação após a juntada de laudo pericial em processo de auxílio-doença. Pedido para utilização de laudo médico pericial confeccionado na Justiça Estadual, como prova emprestada. Fundamenta-se a validade da prova, com base no artigo 372 do CPC, haja vista que se tratavam das mesmas partes, efetivando o contraditório e ampla defesa, bem como aponta precedente do STJ de que a prova emprestada deve sempre ser utilizada. O laudo produzido no processo anterior, além de mais favorável ao autor, apontou todos os dados necessários, avaliado-o sob todos os aspectos, de modo que mais completo que o perito dos autos. Assim, requereu a utilização do laudo pericial como prova emprestada. Alternativamente, postulou a realização de nova perícia com médico especialista. É de ser ressaltado que se trata de ação de restabelecimento de benefício incapacidade, sendo que, para tais benefícios (que exige a comprovação da incapacidade por prazo superior a 15 dias, qualidade de segurado e carência, conforme artigo 59 da Lei 8.213/91), a prova pericial é indispensável, já que é hábil a confrontar os atestados médicos da Parte Autora e a perícia administrativa. Tanto que o juiz forma sua convicção, via de regra, pela prova pericial. Logo, no caso, como é restabelecimento de benefício e foi reconhecida a incapacidade em processo anterior, presente todos os requisitos para fazer jus ao benefício.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITÍSSIMO JUÍZO DA ${informacao_generica}ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}

 

${cliente_nomecompleto}, já devidamente qualificado nos autos do presente processo, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por meio de seus procuradores, apresentar MANIFESTAÇÃO, pelos motivos a seguir expostos, para, ao final, requerer o que segue:

 

A Parte Autora entrou com a presente ação visando o restabelecimento do auxílio-doença nº ${informacao_generica}, percebido desde ${data_generica}, eis que indevidamente cessado na esfera administrativa.

Após a análise da inicial e dos documentos anexos, o Magistrado proferiu decisão (evento ${informacao_generica}), na qual não apreciou o pedido para utilização da prova produzida no processo nº ${informacao_generica}, na condição de prova emprestada, de forma que designou perícia com ortopedista.

Na perícia médica realizada (evento ${informacao_generica}), o Perito do Juízo concluiu a que o Demandante não apresenta elementos que justifiquem seu afastamento laboral do ponto de vista ortopédico.

Em virtude de tais acontecimentos, oportuno tecer algumas considerações.

DA UTILIZAÇÃO DA PROVA PRODUZIDA NO PROCESSO nº ${informacao_generica}

Inicialmente, a Parte Autora postula a apreciação do pedido de utilização da prova empresada, mencionado na petição inicial, tópico ${informacao_generica}

A respeito do tema, o Código de Processo Civil dispõe sobre o assunto em seu art. 372, estabelecendo que a prova produzida em outro pr

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.