Modelo de Manifestação - Pensão por morte para filha maior inválida - inexistência de irregularidade em Benefício Assistencial recebido - suposta omissão do de cujus na declaração do núcleo familiar

Última atualização: 12 de dezembro de 2018

O resumo da petição é: A requerente solicita a concessão de pensão por morte após o falecimento de seu pai, revertendo o indeferimento administrativo. Argumenta-se que a incapacidade da autora é incontroversa, decorrente de doenças oncológicas e ortopédicas, e anterior ao óbito do instituidor. A dependência econômica é presumida legalmente e comprovada por conta bancária conjunta. Alega-se que o benefício assistencial recebido anteriormente foi concedido de boa-fé, sem omissão de informações, e que houve decadência do direito do INSS de anular o ato. Defende-se a impossibilidade de devolução de valores recebidos de boa-fé. Ressalta-se que o falecido era segurado da Previdência Social. Requer-se o deferimento da pensão por morte desde a data do óbito, com cessação do benefício assistencial e compensação entre os benefícios.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA ${informacao_generica}ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}

 

${cliente_nomecompleto}, já devidamente qualificada nos autos do presente processo, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, por intermédio de seu procurador, dizer e requerer o que segue:

 

Em face do indeferimento do pedido de concessão de pensão por morte em razão do falecimento do seu pai, Sr. ${informacao_generica}, a Requerente ajuizou a presente ação, postulando a reversão da decisão administrativa na esfera judicial.

Realizada a perícia médica (evento ${informacao_generica}), algumas considerações devem ser feitas, tendo em vista o preenchimento dos requisitos para a concessão da pensão por morte.

 

  • DA INCONTROVÉRSIA DA DEFICIÊNCIA

 

Inicialmente, cumpre salientar que o pedido administrativo fora indeferido apenas pela falta de qualidade de dependente, pois a perícia do INSS considerou que o início da incapacidade teria eclodido em ${data_generica}, momento em que a Autora contaria com mais de 21 anos.

Ou seja, a incapacidade é incontroversa, e decorrente de MOLÉSTIAS ONCOLÓGICAS E ORTOPÉDICAS (CID 10: C82 e M87 - Linfoma não-Hodgkin e Osteonecrose, respectivamente).

Nesse sentido, verifica-se que a perícia realizada no presente feito não só era prescindível, como também fora designada com Perito de especialidade diversa da doença da Demandante (o médico-perito era psiquiatra!).

E sendo a incapacidade anterior ao óbito do instituidor, apenas isto basta para reconhecimento da qualidade de dependente, nos termos da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça:

 

ADMINISTRATIVO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO À PENSAO. FILHA MAIOR E INVÁLIDA. INVALIDEZ PREEXISTENTE AO ÓBITO DO INSTITUIDOR DA PENSAO. AGRAVO REGIMENTAL DESPROV

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.