Modelo de Requerimento administrativo de inclusão de auxílio suplementar no cálculo da RMI da aposentadoria

Última atualização: 28 de novembro de 2022

O requerente solicita a revisão do cálculo do salário-de-benefício de sua aposentadoria por tempo de contribuição. Alega que o INSS não incluiu o valor da renda mensal do auxílio suplementar por acidente de trabalho como salário-de-contribuição. Argumenta que, conforme a Lei 8.212/91 e jurisprudência, o valor do auxílio acidente deve integrar o salário-de-contribuição para cálculo de qualquer aposentadoria. Pede a revisão do cálculo para incluir o valor do auxílio suplementar/acidente, o pagamento das parcelas vencidas decorrentes da revisão, corrigidas monetariamente, com efeitos financeiros retroativos à data de início do benefício, respeitando a prescrição quinquenal.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

AO ILMO (A). SR (A). GERENTE EXECUTIVO DA AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DE ${processo_cidade}  

${cliente_nomecompleto} , ${cliente_qualificacao}  , residente e domiciliado em Santa Maria/RS, vem por meio de seus procuradores, dizer e requerer o que segue:

I - DOS FATOS

O Requerente recebe o benefício de aposentadoria por tempo de contribuição nº ${informacao_generica} com DIB em ${data_generica}.

Ocorre que, ao efetuar o cálculo do salário-de-benefício, o INSS não incluiu o valor da renda mesnal do auxílio suplementar por acidente de trabalho nº ${informacao_generica}   como salário-de-contribuição.

Dessa forma, o cálculo do benefício de aposentadoria deve ser refeito para incluir o valor recebido pelo demandante a titulo de auxílio suplementar por acidentede trabalho como salário-de contribuição.

II - DO DIREITO

A Lei 8.212/91 estipula expressamtne que o valor do auxílio acidente integra o valor do salário de contribuição para fins de cálculo do salário de benefício de qualqeur aposentadoria:

Art. 31. O valor mensal do auxílio-acidente integra o salário-de-contribuição, para fins de cálculo do salário-de-benefício de qualquer aposentadoria, observado, no que couber, o disposto no art. 29 e no art. 86, § 5º.

No presente caso, o demandante passou a receber o benefício de auxílio suplementar por acidente detrabalho em 1984, sendo que o mesmo deveria ter sido transfornado em auxílio acidente por ocasiaão d edição da lei 8.213/91, e o valor da renda mensal deveria ter sido incorporado ao valor do salário de contribuiçõ para fins de cálculo do salário de benefício da aposentadoria por tempo de contribuição.

Nesse sentido, reconhecendo que o valor do auxílio suplementar deve ser incorporado no cálculo da renda mensal da aposentadoira destaca-se a seguinte jurisprudencia:

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.