Modelo de Petição inicial. Aposentadoria por tempo de contribuição. Cômputo aviso prévio indenizado

Última atualização: 25 de junho de 2024

Modelo de petição inicial de concessão de aposentadoria por tempo de contribuição, requerendo o cômputo do aviso prévio indenizado, eis que não computado pelo INSS. Informa o preechimento dos requisitos para fazer jus ao benefício, quais sejam, tempo de contribuição e carência. Postula o reconhecimento do direito, a concessão da tutela de urgência e a reafirmação da DER, se necessário. Explica-se que a aposentadoria por tempo de contribuição foi bastante afetada pela EC103/19, sendo a sua previsão legal encontrada nos artigos 52 a 56 da Lei 8.213/91 e 16 a 20 da EC103/19. Quando ao cômputo do aviso prévio indenizado, destaca-se que é reconhecido para fins previdenciários com base no artigo 478 da CL, entendimento da jurisprudência do E. TRF4 e ainda pela TNU, no Tema 250. Logo, o INSS deveria ter contabilizado tal período, o que não o fez, de modo que impõe o reconhecimento tardio do direito.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITÍSSIMO JUÍZO DA ${informacao_generica}  VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}  

 

 

${cliente_nomecompleto}, já cadastrado eletronicamente, vem, com o devido respeito, perante Vossa Excelência, por meio de seus procuradores, propor

AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE CONCESSÃO DE APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

 

  I – DOS FATOS

A Parte Autora, entendendo pelo preenchimento dos requisitos para fazer jus ao benefício de aposentadoria por tempo de contribuiçao, requereu a benesse em ${data_generica}, junto a autarquia previdenciária, sendo registrada sob o nº ${informacao_generica}.

No requerimento administrativo, anexou documentos pessoais e CTPS, a fim de cumprir as exigências requeridas e ver todo o tempo contributivo considerado corretamente, conforme se extrai do processo administrativo anexo.

Após análise dos documentos, a autarquia entendeu por indeferir o benefício, sob a justificativa de falta de tempo de contribuição até 16/12/98 ou até a data de entrada do requerimento, computando tão somente ${calculo_tempocontribuicao}. 

No entanto, não se pode ratificar o indeferimento administrativo, pois não reconheceu o período de aviso prévio indenizado, de ${data_generica}. 

Logo, verifica-se que se contabilizado corretamente o período, a Parte Autora conta com ${calculo_tempocontribuicao} de tempo de contribuiçao, sendo muito superior ao exigido, de modo que se faz imperiosa a revisão do ato indeferitório.   

II – DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS

A aposentadoria por tempo de contribuição encontra-se estabelecida, atualmente, no art. 201, § 7o, I, da Constituição Federal, na EC103/19 e, naquilo que couber, nos arts. 52 a 56 da Lei 8.213/91.

Este benefício é um dos mais afetados pelas Reformas Previdenciárias, vindo a sofrer inúmeras modificações ao longo dos anos. Para saber qual regra a ser aplicada no caso específico, deve ser observado o fato gerador, que é o próprio tempo contributivo. 

Dito isso, cumpre assinalar que atualmente é possível se aposentar por tempo de contribuição por seis regras principais, quais sejam, direito adquirido, regra permanente, regra de transição pelo pedágio de 50%, regra de transição pelo pedágio de 100%, regra dos pontos e regra 85/95. 

Em resumo, tais regras exigem os seguintes requisitos: 

REGRAFundamento legalMULHER  HOMENS
DIREITO ADQUIRIDO  (para filiados antes da EC103/19)  Art. 201, §7º, inciso I da CF; art. 3º da EC103/19

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.