Modelo de Recurso Administrativo. Possibilidade de cumulação de Aposentadoria po Idade Rural com pensão por morte superior ao salário mínimo

Última atualização: 15 de novembro de 2022

O recurso ordinário interposto pela cliente visa reformar decisão do INSS que indeferiu seu pedido de aposentadoria por idade rural. O indeferimento baseou-se no fato da requerente receber pensão por morte em valor superior ao salário mínimo, o que supostamente impediria o reconhecimento como segurada especial. A recorrente argumenta que tal decisão contraria a jurisprudência, pois o valor da pensão excede em quantia insignificante o salário mínimo. Alega que comprovou através de provas documentais e testemunhais que seu trabalho rural era indispensável para o sustento familiar. Cita precedentes judiciais que relativizam a vedação legal e permitem a cumulação dos benefícios nessas circunstâncias. Requer a reforma da decisão, o reconhecimento como segurada especial e a concessão da aposentadoria por idade rural desde a data do requerimento administrativo.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

ILUSTRÍSSIMOS SENHORES CONSELHEIROS DA JUNTA DE RECURSOS DO CONSELHO DE RECURSOS DO SEGURO SOCIAL

 

NB 41/ ${informacao_generica}

 

${cliente_nomecompleto}, ${cliente_qualificacao}, residente e domiciliada em ${cliente_nascimento}, vem, por meio de seus procuradores, com fundamento no art. 578 da IN 128/2022, interpor o presente RECURSO ORDINÁRIO pelos fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor: 

I – SÍNTESE FÁTICA

No dia ${data_generica}, a Recorrente requereu Junto ao INSS o benefício aposentadoria por idade rural (NB: ${informacao_generica}), tendo em vista que, durante toda a sua vida laborou como agricultora em regime de economia familiar.

No entanto, o benefício pleiteado foi indeferido, sob o argumento de que a Segurada goza de benefício de pensão por morte em montante superior ao valor do salário mínimo, de forma que, o art. 11, § 9º, inciso I da Lei 8.213/91 obstaria o reconhecimento da qualidade de segurado da mesma.

Ocorre que tal decisão é equivocada, eis que é contrária a jurisprudência exarada pelos tribunais especializados na matéria, motivo pelo qual deve ser reformada. Tendo em vista a indevida decisão, é pertinente a interposição do presente Recurso.

II – FUNDAMENTOS JURÍDICOS 

Inicialmente, importante salientar o conceito legal de regime de economia familiar, disposto no artigo 11, da Lei 8.213/91:

§ 1º Entende-se como regime de economia familiar a atividade em que o trabalho dos membros da família é indispensável à própria subsistência e ao desenvolvimento socioeconômico do núcleo familiar e é exercido em condições de mútua dependência e colaboração, sem a utilização de empregados permanentes.

Logo, evidente que o objetivo do legislador é amparar o trabalhador e a trabalhadora rural quando demonstrada A INDISPENSABILIDADE DO SEU TRABALHO para a manutenção e desenvolvimento socioeconômico da família, como ocorre no caso concreto!

Ora, se o que caracteriza o agricultor como segurado como especial, dentre outros requisitos legais, é o exercício da atividade em regime de economia familiar, e para tanto, a atividade deve ser indispensável para a subsistência do grupo, não parece justo afastar o direito da Segurada simplesmente pelo fato da mesma auferir benefício de pensão por morte em valor minimamente excedente ao permitido na legislação.

Isso pois, no presente caso restou amplamente demonstrado (através de prova documental e testemunhal)

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.